A Alquimia Interna Taoísta ensina 9 fórmulas de exercícios que visam equilibrar as energias internas Jing, Chi e Shen, integrando –as dentro e fora de nós.
Estas poderosas fórmulas milenares chinesas, são ensinadas dentro do programa de cursos do Universal Tao, uma organização internacional que no Brasil é representada pelo InterTao – um espaço taoista com sede no Rio de Janeiro.
No processo de aprendizagem, os que praticam estes exercícios nem sempre reconhecem sua atuação sutil, porém, de poderosa transformação pessoal. Muitos fazem os exercícios diariamente sem, contudo, se dar conta de que estão em processo de transformação, que estão criando um novo ser, uma nova freqüência equilibrada de energia, ou seja, não percebem que realmente estão mudando de vida.
Energia é um conceito de ampla significação. Há incontáveis formas de energia no universo, tantas quantas as dez mil coisas que existem. Na Alquimia Interna Taoista, classificamos este infinito campo de energia em três categorias; Jing é a energia original da terra, yin, passiva, fria, a energia que no corpo se aloja nos rins; a energia Chi é a energia do plano humano, das partículas cósmicas, da vitalidade ; que é morna, dourada e mora no sorriso e que no corpo se aloja no baço; a energia Shen é a energia do céu, ativa, yang, de cor violeta, morna e que no nosso corpo se aloja no centro do cérebro e no topo da cabeça. As fórmulas que praticamos recuperam e multiplicam os níveis desta energia, integrando-as, equilibrando-as, e usando esta energia extra para objetivos espirituais. A saúde do corpo, o equilíbrio das emoções, a clareza mental e a longevidade são muitos dos benefícios obtidos com estas práticas. Lembramos que tais técnicas têm 5 mil anos de experimentação e que são extremamente seguras. No ocidente milhares praticam estes exercícios há 28 anos.
Tenho ensinado estas práticas há oito anos por todo o Brasil e acompanhado, durante este período, o progresso e as dificuldades de centenas de pessoas de diferentes estados brasileiros.
Poucos conseguem realmente compreender a grandeza do trabalho que estão realizando em si mesmos, a total independência e as implicações que estas práticas causam no seu processo de retorno para o natural, para a sintonia com as leis que regem a vida, para o Tao. Muitos acreditam que estão apenas fazendo exercícios.
O retorno para o Tao é simples, muito simples, mas requer um reconhecimento de princípios que nem sempre são bem compreendidos.
Os princípios taoístas afirmam que o Tao regula, cria, destrói e mantêm a vida. Tudo está sendo cuidado por este sentido misterioso. Nosso corpo tem um laboratório completo de elementos bioquímicos e energéticos curativos. As práticas ativam este processo natural. Chegamos então ao ponto que pretendo abordar neste artigo
Acredito que ao abrirmos com os exercícios, os canais especiais de circulação da energia no corpo, permitimos que esta energia se distribua e ative os mecanismos bioquímicos naturais do corpo, isto ativa automaticamente os movimentos de cura natural. Muitas vezes, este movimento passa transitoriamente por fases, consideradas ainda pela medicina tradicional como “doença”. Desconfio que, o que realmente acontece, é um processo de cura natural / prevenção de doenças que é ativado no momento que o aluno começa a praticar. Exames médicos realizados nesta fase, apenas detectam o processo, o que esta acontecendo no corpo naquele momento. O diagnóstico do médico que desconhece os processos da energia interpreta este movimento transitório como “doença”. A linha divisória, entre o que seja doença e estes processos energéticos, é tênue. Uma conversa com seu instrutor pode esclarecer melhor e ajudar no momento em que deve decidir entre se tratar quimicamente ou deixar o processo natural regularizar a sua energia interna.
O conceito de doença da medicina precisa mudar como diz o Doutor Paulo Canella em seu artigo sobre a menopausa;
Artigo – Menopausa doença ou fase de transição?
Como o climatério é inevitável e fisiologicamente a totalidade das mulheres está a ele condenada, nos vemos diante de uma doença que não se enquadra na definição que classicamente a medicina tem para ela: enfermidade ou doença é uma alteração orgânica ou funcional que se caracteriza por fugir à norma. Seria um contra-senso tantos médicos aceitarem o climatério como doença. Será que podemos conviver sem conflitos com a clássica definição de doença? Nos dias atuais tendemos a considerar doença tudo que foge ao controle, tudo que desobedece aos pretensos ideais de perfeição a que nos impomos. Hormônios no climatério atendem aos ideais de lucro e controle do mundo contemporâneo.
Climatério – Reflexões sobre conceito, idade, sexualidade – Artigo de Dr. Paulo Canella – Professor Titular de Ginecologia IG-UFRJ – e do Mestrado de Sexologia Universidade Gama Filho . Artigo completo na homepage www.healing-tao.com.br em inglês e em português.
Devemos sempre usar do bom senso ao tomarmos a decisão de ir ao médico. Há casos e casos, e este artigo não pretende ir contra uma consulta médica. Muitas vezes só aceito alunos com certos problemas de saúde, caso estejam sendo tratados por médicos. Porém há casos que não podemos encontrar a solução na medicina. Conversando com seu instrutor e com o seu médico você pode tomar decisões mais inteligentes e obter resultados mais rápidos do que eliminando um deles. Se pratica , precisa também da avaliação de seu instrutor. Ele foi treinado para lhe auxiliar até o dia em que esteja pronto para tomar sua própria decisão sozinho.
Ultimamente, tenho conversado com alguns alunos sobre o andamento de suas práticas e fatos interessantes estão surgindo que merecem uma reflexão. Como se processam os movimentos reguladores da energia vital nos praticantes de Alquimia Interna Taoista? Nada é definitivo, porém sinais claros informam que a energia tem um movimento regulador próprio que precisa ser respeitado, sendo assim, devemos ficar atentos às respostas do corpo para não prejudicar esta atuação.
Vou narrar aqui alguns fatos, relacionar as pistas e tecer alguns comentários sobre o que na verdade estes fatos estão revelando.
Caso de diarréia:
Uma aluna, depois de um mês de prática, apresenta um quadro de diarréia aguda, sem mau cheiro e vai ao médico. Feito os exames médicos o resultado dá negativo para bactérias. Eu tinha pedido autorização médica para esta aluna participar dos cursos, já que ela possuía um histórico de aneurisma cerebral. A autorização foi dada. O médico, ao ver os exames, ficou preocupado devido a este histórico e aconselhou uma nova operação para ver os que estava acontecendo dentro do cérebro desta aluna. Ela ligou para minha casa e expliquei que uma diarréia com os sinais da que teve, pode acontecer para eliminar toxinas do organismo no inicio das práticas. O médico, preocupado pelo seu histórico de lesão cerebral (anterior ao início das práticas taoístas), resolve realizar uma operação que foi evitada a tempo, pois pedi que ele esperasse três dias e monitorasse a melhora da sua paciente. A diarréia passou e a operação foi evitada. No item “Solucionando problemas” da apostila do módulo 1, está escrito que há possibilidade de haver diarréias em alunos que estão praticando regularmente.
A aluna em questão não relacionou a diarréia com os exercícios e marcou consulta médica antes de se comunicar comigo. Devido a esta falha quase teve que se submeter a uma cirurgia desnecessária, evitada a tempo.
Análise:
Um dos movimentos reguladores mais comuns da energia circulando pelo corpo é a eliminação de resíduos tóxicos do corpo pela diarréia. O aluno é avisado de que isto pode acontecer e que caso aconteça, é um sinal positivo de que a técnica esta respondendo de que deve se alegrar com isto. Normalmente, quando a diarréia não acontece, o movimento regulador será mais lento.
Prisão de Ventre:
Após algumas semanas de prática alguns alunos têm prisão de ventre e me procuram para saber o que esta acontecendo. Quase sempre estes alunos estão tencionando o esfíncter anal em excesso ao praticarem a respiração abdominal. Os sintomas desaparecem assim que diminuem a força da contração do ânus e do períneo durante a expiração da respiração abdominal.
Analise energética:
A grande maioria não sabe dimensionar a força com que contraem os músculos em seus movimentos. A prisão de ventre é o alarme do corpo avisando ao praticante, o que esta fazendo de incorreto no uso de sua musculatura em geral. Corrigindo e dimensionando adequadamente esta contração, adquire-se um maior domínio do corpo e a prisão de ventre desaparece.
Menstruação:
Há duas formas da energia regularizar e equilibrar o sistema reprodutor usando a menstruação: algumas alunas voltam a menstruar quando já estavam na menopausa a mais de um ano e outras param a menstruação por alguns meses. As que foram ao médico sem consultar o instrutor acabaram com prescrição de medicamentos químicos, e paralisaram com isto o movimento regulador da energia. As que procuraram um instrutor notou-se as seguintes mudanças:
Parada da menstruação:
Após alguns meses estas mulheres voltaram a menstruar, sem dores, sem TPM, e problemas na área genital desapareceram para sempre; como corrimentos, muita perda de sangue, e dores nas costas.
Menstruação que retorna:
Após alguns meses menstruando o mioma de uma delas desapareceu. Outra foi ao médico que lhe disse ser isto um excelente sinal de que ia se livrar naturalmente do mioma e não receitou medicações. Eu mesma quando comecei a praticar já na menopausa, aconteceu o retorno de minha menstruação durante um ano, quando ela novamente cessou, todos os sintomas horríveis da menopausa haviam desaparecido e os exames feitos mostravam que a minha taxa hormonal esta equilibrada.
Analise energética:
A Medina chinesa ensina que a mulher perde energia pela menstruação e os homens pela ejaculação. Como todo o sistema da alquimia interna taoista visa uma multiplicação da energia do corpo e sua conseqüente longevidade, a parada da menstruação pode significar uma economia no gasto geral de energia do corpo.
Já a volta da menstruação depois da menopausa, parece regular os resíduos de excesso de energia desequilibrada no organismo da mulher que teve uma parada problemática da menstruação.
Alterações no sistema endócrino:
Uma aluna estava se sentindo muito bem depois de 5 meses de práticas diárias. Porém, notou que sua menstruação tinha parado e foi fazer um check up. Após os exames o médico constatou que sua tireóide estava praticamente parada. Perguntou a esta aluna como estava se sentindo, e ficou muito surpreso com a resposta de que estava se sentindo cheia de energia e ótima. Este médico achou muito estranho, porque o normal nestes casos é a sensação de falta de energia e cansaço crônico. Mesmo assim, recomendou o uso de medicações químicas para ativar a tireóide e regularizar o fluxo da menstruação. Esta aluna era minha conhecida de alguns anos, é uma mulher super ativa, por demais dinâmica. Após o uso dos medicamentos químicos, a menstruação voltou muito forte e ela passou a se sentir fraca, cansada e muito mal.
Analise energética:
Este caso aqui é especial e pela primeira vez me deparei com um caso como este. Acredito que se esta aluna não tivesse ido ao médico e nem tomado as medicações logo mais estaria bem, pois talvez sua hiper atividade fosse causada por um hipertireoidismo. Infelizmente, nada podemos provar agora. Seu relato, porém, deixa entrever que o movimento regulador natural da energia, paralisou por um tempo sua tireóide e suspendeu a menstruação com o objetivo talvez de re-equilibrar os estados emocionais desta aluna. Infiro tudo isto porque ela descreve seu estado antes de tomar a medicação como OTIMO. Sabemos que os exercícios praticados levam a energia até a pineal e ativa o funcionamento de todo o sistema endócrino regularizando-o . A pineal, a pituitária e o tálamo são nutridos com a energia criativa que sobe pela coluna pelo fluido cérebro espinhal e estas glândulas são abastecidas de energia extra e passam a regular automaticamente todo o sistema endócrino.
Sensação de estar “Grávida” (mulher) ou com um peso no ventre (homens)
Algumas alunas após alguns meses de prática, sentem todos os sintomas de gravidez; a menstruação se interrompe, os seios incham, algo se move dentro do ventre, e um peso como a presença de um feto aparece. As que foram ao médico pensando em gravidez, tiveram que fazer vários exames com resultados normais e foram submetidas a toda sorte de especulação que explicassem estes sintomas. Depois de um longo passeios pelos vários especialistas, reconheceram ao relatarem o fato para o instrutor, os sintomas da recuperação da energia Jing no corpo. Avisamos aos alunos que isto pode acontecer, mas alguns esquecem e procuram os médicos achando que algo esta errado.
Análise energética:
Os exercícios básicos quando praticados, recuperam a energia dos rins Jing no organismo. Os chineses chamam esta energia de energia original. A vida moderna com suas atribuições, a má alimentação, o estresse e as emoções negativas, abaixam drasticamente os níveis desta energia. Quando recuperamos os níveis desta energia, retornando aos níveis que tínhamos ao nascer (resultado positivo para quem pratica), surge a sensação de que o ventre esta cheio, muitas vezes confundida com gravidez nas mulheres e com problemas gastro- intestinais nos homens. Caso se tranqüilizem e deixem esta fase transitória passar, vão descobrir em pouco tempo que andam felizes como uma criança e cheios de disposição e energia.
Problemas com a prática sexual nos homens
Um homem telefona de um outro estado contando que está com dificuldades de urinar. Dói muito, leva 20 minutos para conseguir e sente dores constantes nos testículos. Pergunto o que tem feito como prática (este homem treinava pelos livros, não era meu aluno. Conseguiu meu telefone consultando o Universal Tao Internacional). Para minha surpresa, este homem me conta que se masturba 9 vezes por dia segurando a ejaculação pela força muscular – pressionando o períneo e desviando a ejaculação para a bexiga. (técnica ensinada nos livros do Mantak Chia). Conta, também, que esta a ponto de explodir de raiva. Que anda constantemente irritado com tudo.
Pedi que parasse imediatamente com tais práticas, que aprendesse a Meditação do Sorriso Interno e fosse a um medico, porque deveria estar com uma bruta inflamação. Expliquei que se quisesse aprender a não ejacular deveria primeiro levar bastante tempo aprendendo a trabalhar a energia sexual fria, na respiração dos testículos. Nunca se deve perseguir a não ejaculação, pois isto acontece naturalmente quando dominamos a técnica da administração da energia fria dos testículos.
Análise energética:
O Objetivo das práticas taoísta para os homens, não é parar de ejacular, e sim, aprender a transformar a energia sexual em combustível energético e aprender a usar esta energia extra para retornar ao Tao. Quando um praticante esquece isto, começa a fazer uso de técnicas sexuais musculares descritas nos livros, visando apenas o prazer sexual. Estas técnicas embora economizem alguma energia (20% em média) pela assimilação do esperma pela bexiga são perigosas e podem trazer conseqüências como as que aconteceram com este homem.
A energia sexual ou qualquer outra não é boa nem má, é apenas energia e vai potencializar o que quer que esteja dentro de você. Por este motivo, as fórmulas devem ser praticadas em seqüência tendo um instrutor experiente para acompanhar seus progresso e dificuldades. Somente depois de aprender a transformar suas emoções e abrir os canais de circulação da energia, você pode praticar com a energia sexual quente, ou seja, a que usamos quando fazemos sexo. No caso deste homem, ele estava exagerando no tempo de pratica, estava com os canais fechados, utilizava a energia quente e não tinha trabalhado primeiro suas emoções negativas. A energia sexual ficou presa nas vias urinárias, bexiga e fígado, o que causou a inflamação e as explosões de raiva. Este homem causou uma inflamação geral nas vias urinárias, sobrecarregando-as com o esperma que subia para a bexiga a cada vez que se masturbava.
Trabalhem as emoções, aprendam a transformar a energia sexual pela respiração dos testículos e, só então, poderão ter o conhecimento necessário para ter orgasmos múltiplos sem ejacular.
Este rapaz foi ao médico, resolveu a inflamação, mas infelizmente quando foi para meu curso, se recusou a seguir a programação seqüencial da técnica. Pelos seus comentários percebi que não acreditou na minha analise energética e orientações, afirmando que preferia um instrutor do sexo masculino. Isto denota seu despreparo emocional e o desequilíbrio das forças Yin e Yang dentro dele mesmo.
Preconceito contra as mulheres vindas de um homem espelha seu desequilíbrio interno com as forças Yin e yang dentro dele mesmo: “Tudo que você teme, odeia ou despreza, esta dentro de você mesmo”. Esta frase é um dos princípios do Canon Taoista.
Caso de potencialização de medicamentos ou tratamentos:
Uma aluna estava em tratamento de acupuntura. Após dois meses de prática, foi fazer uma aplicação com seu acupunturista. Este acupunturista a estava acompanhando há algum tempo. Conhecia os pontos que surtiam efeito e sabia o que fazer quando esta cliente aparecia para a consulta. Neste dia, usou as agulhas nos pontos conhecidos e a aluna teve uma reação muito estranha, seu corpo começou a tremer muito, e isto assustou o acupunturista que nunca tinha visto ela reagir desta maneira. A aluna contou a este acunpunturista que estava fazendo os exercícios de Chi Kung e ele a aconselhou a deixar o curso .
Na época expliquei a esta aluna que ela estava bem mais sensível à energia e que qualquer procedimento energético deveria estar sendo potencializado. Expliquei ainda que pedisse ao seu medico acupunturista que usasse pontos menos fortes e com certeza estas reações iriam desaparecer. A ignorância deste médico a respeito do comportamento do corpo energizado, fez com que ficasse desesperado diante do tremor do corpo de sua paciente em vez de retirar as agulhas imediatamente. Este médico deixou seu corpo tremendo durante muito tempo antes de decidir retirar estas agulhas. O corpo parou de tremer no mesmo momento que ele decidiu finalmente retirá-las.
Análise energética:
Minha analise é que a energia extra que esta paciente adquiriu com as práticas potencializou o efeito energético da colocação das agulhas. O fato do corpo tremer acontece quando os alunos ainda estão com canais bloqueados e fazem algumas das posturas milenares criadas pelos sábios taoista do passado, mesmo que nenhuma agulha de acupuntura tenha sido inserida nos pontos de energia. Este tremor indica que a energia encontra dificuldade ao passar por estes bloqueios e o resultado é o tremor da região que esta bloqueada. O tremor passa assim que a energia força a passagem abrindo estes bloqueios e conseqüentemente estes canais.
Lembrem-se que a Alquimia Interna Taoista trabalha a abertura de canais especiais do corpo que alimentam os meridianos da acupuntura. Estes canais chamados de Vasos maravilhosos são muito mais poderosos do que os meridianos da acupuntura.
Muito sobre o movimento regulador da energia com as práticas do sistema do Mantak Chia ou do Chi Kung está ainda em estudo. O próprio Mantak Chia pediu a seus instrutores no ano passado em New York, para dar ênfase ao estudo de casos médicos, com resultados de curas comprovados cientificamente, realizadas pelo seu sistema de exercícios taoista. Estou preparando um relatório com os casos já comprovados de alunos que tiveram suas taxas de glicerídeos normalizados após anos de problemas. Alunos que eliminaram sem dor ou medicação cálculos renais, cura de impotência e muitas outras doenças pela prática regular destes exercícios.
Finalizando gostaria de contar com a participação de todos os alunos na pesquisa que estamos realizando sobre os movimentos reguladores da energia e as curas que acontecem quando fazemos estas práticas. Peço a todos que praticam, que se comuniquem com seus instrutores antes de tomar a decisão de buscar a cura de suas “doenças”, que muitas vezes não são doenças e sim, o movimento natural do corpo em processo de cura. Somente um instrutor experiente e que conhece bem os movimentos reguladores da energia pode avaliar e explicar o que realmente esta acontecendo em seu corpo, no nível energético.
Participe de nossa pesquisa. Envie seus exames do antes e do depois da pratica para o e-mail ely@healing-tao.com.br
Você precisa fazer log in para comentar.