O Sucesso é o resultado do esforço interno pessoal dirigido a um objetivo, usando o poder da dedicação, da determinação e da vontade. Sem envolvimento interno não haverá reconhecimento social do sucesso. O Sucesso é uma conseqüência de qualquer negocio, não podemos cria-lo. Porque persegui-lo? No Taoismo, o sucesso é a libertação pessoal conseguida pelo poder de transformar energia e não vem através da aprovação e do reconhecimento social. Como o valor da vida é construído pelas ações realizadas com bondade, não há necessidade da aprovação social. O sucesso esta dentro do coração das pessoas, e sua recompensa e resultado final é tornar-se imortal.
Texto extraido do capítulo VII , “Between Palace and Temple”, do livro“Door to all Wonders”: Sobre a aplicação do Tao Te Ching, escrito por Mantak Chia e Tao Huang.
No Ocidente consideramos o sucesso o resultado de uma luta pelo poder e pelo dinheiro, uma perseguição sem tréguas cujo fim justifica os meios. A perseguição do sucesso cria antagonismos, violência e indiferença quanto aos problemas vividos pelos que não conseguem lutar pelo seu lugar no mundo. A conseqüência desta forma violenta de perseguir o sucesso é a desigualdade social e os conflitos mundiais, religiosos e políticos que se espalham pelo mundo atual.
O quadro fica pior porque crenças culturais arraigadas nos tornam inconscientes do processo que usamos para atingir o sucesso. Não é incomum encontrar pessoas sinceras em seu caminho espiritual, utilizando meios escusos de obter o sucesso, sem se dar conta de que estão usando meios convencionais e errados, que têm sua origem em crenças culturais. Muitas vezes estas crenças culturais se chocam com os conhecimentos espirituais que estas pessoas querem passar, e o resultado em longo prazo é sempre desastroso.
A visão Taoista nos informa que a vida tem um sentido que regula a existência através de leis universais. Este sentido misterioso que permeia tudo que existe é chamado de Tao. O Tao regula a vida através de leis universais que são mais fortes do que o livre arbítrio humano. Estas leis garantem que um sucesso conseguido por meios escusos e contrários a estas mesmas leis universais, traz infortúnios para a vida de quem os utiliza. Se tivermos o cuidado de pesquisar os resultados destes sucessos financeiros e profissionais, acompanhando de perto a vida daqueles que os usa, veremos frustrações, guerras, doenças, desequilíbrios emocionais, e toda a sorte de problemas que perseguem os homens de sucesso, famosos e cheios de dinheiro no mundo.
Não devíamos perseguir o sucesso usando meios externos para obtê-lo. O sucesso chega quando encontramos a harmonia entre o que esta dentro e o que está fora. Não há nada de mal em se ter dinheiro e fama deste que os meios utilizados sejam corretos, em harmonia com o Tao do momento.
Mas que leis são estas? Como seguir o caminho natural do Tao e o que podemos fazer para que nossas ações sejam agraciadas com o sucesso? Todas estas perguntas têm respostas muito simples, mas ao mesmo tempo, extremamente complexas de serem aplicadas já que requerem uma visão diferente do mundo, que a nossa cultura despreza e ignora. Vivemos em um universo organizado e auto-regulado por leis; vivemos num cosmo. Tudo está interconectado, nossas ações afetam o todo e o todo afeta nossas ações. As ciências chinesas podem nos ensinar muito sobre estas leis e sobre como reconhecer a ação do Tao e aprender a seguir seus movimentos. Não há regras fixas para seguir e sim uma maleabilidade e uma sensibilidade para VER o que está bem aqui na nossa frente. VER sem expectativas falsas, sem objetivos escusos a serem perseguidos, sem opiniões rígidas sobre como deve ser a nossa ação externa. Um comprometimento com a vida e sua direção seria fundamental para conhecermos uma ação correta e seu resultado conseqüente; para obtermos um sucesso saudável e que esteja em harmonia com o Tao, o sentido do momento.
O I Ching – o Livro das Mutações é um dos estudos fundamentais na direção deste entendimento. Os conhecimentos que foram transmitidos por gerações e que nos informam o que é a energia e como podemos administra-la seria o complemento necessário para nos preparar e harmonizar com estas leis universais que regem o sucesso. Aqui temos um leque grande de técnicas como o Qigong, o Feng Shui e a mãe dos dois, que é a Alquimia Interna Taoista. Mais importante do que tudo isto é a observação cuidadosa de nossas ações, pensamentos e emoções, porque essencialmente todo o sucesso depende de como construímos estes alicerces em nossa vida, do quanto estas atitudes internas estão em harmonia ou em desarmonia com as circunstâncias a nossa volta; com o Tao do Momento.
Você busca o sucesso? Posso afirmar com certeza que nunca vai encontra-lo.
Você quer conhecer o sucesso? Comece agora a observar as intenções, os princípios que segue na vida, pois estes princípios são a origem do sucesso ou da ausência dele em sua vida.
Você quer ter sucesso? Trabalhe sua energia interna, aprenda a identificar, a circular, a purificar e a integrar suas energias internas.
Construa os fundamentos internos, busque os “tesouros que a traça não pode comer”. Trabalhe suas virtudes. As virtudes não são conceitos morais como acreditam as religiões do mundo. Virtude no sentido essencial da palavra é a habilidade em mover energia, a capacidade de criar estados internos de bondade, amor, paciência, serenidade e tenacidade. De posse destas virtudes você terá atingido o sucesso e estará vivendo em harmonia com o Tao. Pouca importa o reconhecimento externo e social deste sucesso, você o terá e saberá que o possui.
Você precisa fazer log in para comentar.