Mantak Chia – Um Mestre Atual do Taoísmo Prático

Sentada naquela sala de meditação em forma octogonal você olha o mestre da Organização Universal Tao cujas práticas mudaram sua vida. Ele guia uma meditação de 3 horas ininterruptas. Pelas paredes de vidro também em forma octogonal, vê-se uma paisagem exótica cheia de palmeiras e bananeiras que lembram a Bahia. Mas esta lembrança termina ali, o prédio moderno construído na mais sofisticada arquitetura Tailandesa, as estátuas em forma de elefante e as imagens dos 8 imortais que decoram a sala, trazem você para a realidade: você esta a uma hora de Chiang Mai, próximo ao vilarejo de Luang Nua no moderno centro Taoísta – Tao Garden Health Resort na Tailândia.

O homem, antes risonho em pé sobre o palco, fazendo piadas e contando histórias engraçadas sobre o celibato dos monges – surge, agora sério, poderoso, cheio de Chi, guiando aquela infindável meditação de Kan&Li. Este homem era Mantak Chia.

Já cansada do vôo de 26 horas do Brasil a Chiang Mai sem entender o Inglês com forte sotaque asiático que ele fala, você começa a se questionar o que está fazendo ali. Na sala todos estão imersos na mais profunda meditação, seguindo sua voz, revertendo o fogo e a água, construindo dentro de si o encontro amoroso de suas energias Yin e Yang no Tan Tien Inferior. Sem entender nada do que ele diz, você deixa sua mente questionar toda aquela concentração profunda que irradia das pessoas naquela sala. Não seria uma hipnose coletiva liderada por aquele homem de energia poderosa, sentado no centro daquele palco? Todos estão de olhos fechados. Desconfiada e sem conseguir entender nada, com os olhos bem abertos você procura adivinhar o que exatamente aquelas pessoas estão fazendo.

Você pratica há três anos a técnica milenar que ele havia sistematizado para uma linguagem moderna e “anatômica”. Já conhece os efeitos poderosos e transformadores que mudaram sua vida, porém, a prática de Kan&Li, a fórmula secreta e milenar de fazer amor com suas próprias energias Yin e Yang internas, era inteiramente nova e desconhecida para você.

No exato momento em que ventila a possibilidade de tudo aquilo parecer uma hipnose coletiva, os olhos duros e profundos do Mantak Chia encaram você. Subitamente, você passa a ouvir claramente e a compreender seu inglês que diz olhando diretamente: “você entra em hipnose e sai por conta própria, você é a responsável pela energia que cria aqui.”

Você se espanta: este homem lê pensamentos, como ele pode saber o que estou pensando? Sua reação foi de respeito e temor. Logo mais, você consegue compreender tudo que ele diz em Inglês e já pode se entregar aos movimentos de êxtase criados pela energia e pela prática de Kan&Li.

O Tao Garden é um resort sofisticado, romântico, cheio de alamedas perfumadas. Alguém lhe informa que ele plantou no Tao Garden, árvores e flores que exalam perfumes de diferentes aromas durante todo o dia. Alguém lhe diz que tudo ali foi construído dentro das leis de irradiação de energia do Feng Shui, que todos os alimentos consumidos no resort são orgânicos e plantados ali mesmo, e que Mantak Chia pessoalmente administra tudo, toma conta de tudo e adora cuidar das plantas. Você não entende a princípio o poder duro que sai dos olhos daquele homem, e muito menos quando ele muda e se torna uma criança brincalhona e cheia de estórias engraçadas para contar. Qual destes homens é o mestre? Porque ele não se parece com os gurus que você antes conhecia e seguia? Porque seus olhos não passam sempre a doçura que você vê nas fotografias dos mestres hindus que às vezes pode-se perceber nos seus olhos? Quem é Mantak Chia? Porque a criança doce dá lugar ao mestre taoista poderoso e yang que parece um samurai pronto para atacar?

Não demorou muito tempo para você compreender que sua mente limitada ainda está tecendo julgamentos sobre alguém, e este alguém abandonou há muito tempo o culto da personalidade, que este alguém é um mestre taoísta prático, e não religioso, e que tornou possível você praticar uma técnica que procurou durante anos e ao praticá-la, fez com que sua vida mudasse. Julga-lo seria a pior coisa que poderia fazer agora. Talvez fosse melhor conhecer um pouco de sua história e dos caminhos que trilhou para tornar-se o único mestre de Qigong (Chi Kung) que certifica alunos e os prepara para passar adiante os mistérios das práticas que fizeram homens como Lao Tzu e Chuang Tzu. Sua mente se cala quando se lembra do Tao Te King e destas palavras:

“Céu e Terra não são bondosos.
Para eles, os homens são cães de palha, destinados ao sacrifício.
O Sábio não é bondoso.
Para ele, os homens são cães de palha, destinados ao sacrifício.
O espaço entre o céu e a terra
É como uma flauta;
Vazia ainda assim inexaurível;
Soprada, mais e mais sons produz.

Porém palavras em demasia se esgotam ao serem proferidas.
O melhor é guardar o que está no coração.”

Lao Tzu

Os verdadeiros mestres taoístas são paradoxais como a vida, são bons e são maus dependendo da mente que os vê.

Finalmente você percebe que não precisa mais lutar contra ou a favor do Mantak Chia. Você descobre que o verdadeiro mestre está dentro de você. Descobre que o mestre é a própria energia que este incomparável taoista lhe ensinou a reconhecer e a circular dentro de você. O olhar atento do Mantak Chia percebe seus conhecimentos do I Ching e chega o convite para voltar um dia e se tornar sua instrutora. Você cede, retorna ao Brasil e volta alguns meses depois para a Tailândia, passa nos testes e se torna sua fervorosa instrutora.

Hoje, você ensina a seus alunos que eles devem aprender a amar e a se conectar com a energia que circula dentro e fora deles. E que só existe uma única forma de energia que se multiplica infinitamente como fractais. Percebe, então, que não existe Mantak Chia, nem você e nem Organizações, e se alguém quer ser verdadeiramente livre, se quer ser um verdadeiro taoísta, deve aprender com o grande mestre: a energia Una e Única que destrói e constrói universos.

A história do Mantak Chia:

Mantak Chia nasceu em Bangkok, Tailândia em 1944. Reconhecido muito cedo pelo seu grande potencial espiritual, foi iniciado nas técnicas de meditação pelos monges budistas com a idade de 6 anos. Estudou em Hong Kong onde aprendeu Tai Chi Chuan, Aikido e Kundaline Yoga com vários mestres. Quando procurava mestres que pudessem lhe ensinar os segredos do Taoísmo encontrou um eremita conhecido pelo nome de Nuvem Branca, que nesta época, morava em uma caverna nas montanhas não muito longe de Hong Kong. O mestre Yi Eng, seu nome verdadeiro, passou então a ser o principal mestre do Mantak Chia.

Mestre Yi Eng, era um monge taoísta que viveu durante trinta anos em diversos mosteiros aprendendo os segredos da alquimia interna taoísta. Finalmente um dos monges o aconselhou a ir para as montanhas e procurar um mestre vivo por lá. Nas montanhas brancas do Norte da China, na região perto da Manchúria, Nuvem Branca encontrou um outro taoísta que também havia deixado o mosteiro e tinha encontrado um verdadeiro mestre da alquimia interna taoísta. Este mestre transmitiu as nove fórmulas a do Nei Dan. Nuvem Branca após praticar por alguns anos passou a não mais se alimentar vivendo apenas de Qi (Chi).

Durante a invasão japonesa, Nuvem Branca deixou estas montanhas andando e foi viver nas montanhas que ficam atrás de Hong Kong. Ali ele passou a curar pessoas e a ensinar suas fórmulas de Nei Dan a alguns raros discípulos. Mestre Yi Eng era um homem simples e feliz, vivia sorrindo; sua única queixa era de que a comida ruim que teria que comer quando descesse das montanhas iria destruir sua saúde e causar sua morte prematura. Ele morreu com 96 anos no inicio da década de 70. Suas fórmulas parecem com os escritos da tradição Nei Dan atribuídos a Lu Dongbin, um dos semi-lendários 8 imortais e com a tradição Nei Dan de “Zhong-Lu” que floresceu na China entre o século 10 e 11. Algumas destas fórmulas também se parecem com os ensinamentos da Tradição da Completa Realização (Quanzhen).

Historicamente, temos poucas informações se a alquimia interna ensinada nos templos e escolas taoístas, se originaram nas práticas de solitários eremitas como o mestre de Nuvem Branca, que praticavam nas montanhas da China. Nuvem Branca assegurou a Mantak Chia que ele lhe havia ensinado “o que de melhor aprendeu com os seus mestres.”

Na China atual, existem milhares de formas de Qigong (Chi Kung) e muitas fórmulas diferentes de Nei Dan e Neigong de preparo interno da mente. È um labirinto de fórmulas que parecem todas elas terem surgido de uma única fonte de energia, o Qi (Chi).

Mantak Chia após ser sido treinado nestas fórmulas e tendo que ensiná-las no ocidente a pedido de seu mestre, resolve estudar anatomia, pois entende que jamais um ocidental poderia compreender estas práticas como seu mestre lhe ensinou. Mantak Chia é o único mestre taoísta que sistematizou estas práticas milenares numa linguagem que pode ser compreendida por qualquer um que se disponha a praticá-las.

Mudou-se para Nova York e começou a ensinar em China Town a 5 discípulos que até hoje o acompanham e que o ajudaram a criar a Organização Universal Tao, famosa na Europa e nos Estados Unidos pelos resultados rápidos e positivos que seus praticantes obtêm. Em alguns anos estava famoso, tinha instrutores em todos os estados americanos.

Estas práticas ensinam pessoas a se energizar, a curar a si-mesmas e a criar uma base sólida para a realização espiritual. Ensinam a conectar as energias naturais disponíveis e a usar esta energia extra na realização do progresso pessoal e espiritual. O retorno para o natural, para o Tao é o seu objetivo final.

Estas práticas são ensinadas nos 5 continentes por mais de 1000 instrutores. A Organização Universal Tao é a única que integrou os conhecimentos modernos aos métodos e praticas das tradições milenares do taoísmo.

Muitos idolatram Mantak Chia, outros o detestam porque se incomodam com o seu sucesso financeiro e espiritual. Mas todos que praticam seu sistema o agradecem e engrandecem porque se beneficiam tremendamente com seu sistema moderno e milenar de práticas que muda vidas.

Locais onde existem centros do Universal Tao;
Estados Unidos, Canadá, Brasil, Dinamarca, México, Áustria, Bélgica, Cyprus, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia, Escócia, Turquia, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Singapura, África do Sul.