Ely Britto


Fui criada até os 8 anos de idade no meio da mata atlântica em fazendas que pertenciam a nossa família. Considero essa época, a mais inspiradora de minha vida e a que me fez fazer escolhas que guiaram a minha vida para o sonho de viver próxima a natureza e com ela aprender. Esse amor a harmonia, a beleza e o equilíbrio e ao aprendizado que a vida simples no campo foi me revelando, determinaram todas as escolhas que fiz na vida.

Aos 20 anos o amor pelos livros e os mistérios da natureza me uniram a meu marido e com ele estudei o I Ching – O Livro das Mutações que me guiou o resto de minha vida. Com meu marido, um Físico Teórico dedicado, aprendi que a ciência antiga é tão ou mais valiosa do que nossa ciência ainda adolescente. Através de seus conhecimentos científicos logo percebi que as leis das mutações são bem mais completas, simples e profundas são um tesouro que pode nos revelar os segredos de toda a vida e suas leis, e podem nos reconectar com todo o universo a nossa volta. Não há incompatibilidade entre as ciências orientais e ocidentais se tivermos olhos para perceber.

Após 28 anos de estudos, comecei a compreender as leis das mudanças nos 64 hexagramas e as linhas mutantes do livro das mutações. Baseada nesses estudos e experiências profundas, escrevi em 1993 um livro sobre a interpretação da simbologia e cosmologia expressas no I Ching, publicado pela Cultrix.

Nessa mesma época, já divorciada, conheci os segredos da alquimia interna taoista, que me deu a chave que precisava para compreender as mudanças em seu sentido mais humano e corporal. Ela me revelou os conhecimentos milenares sobre a saúde energética e a longevidade. Ao praticas as 8 fórmulas que compõem esse conhecimento milenar, grandes mudanças nos níveis de energia e na saúde física, mental e emocional começaram a acontecer em minha vida.

Hoje me dedico a viver o Tao de cada momento, morando na ecovila que fundei, plantando e ensinando a s pessoas maravilhosas que comparecem aos cursos onde ensino os segredos da administração da energia que tantas realizações trouxe a minha própria vida. Não acredito em estudos estritamente mentais e filosofias religiosas que não possam ser vividas.

A vida que vivemos deve ser o nosso verdadeiro aprendizado e conhecimento! Se nos sentimos felizes com coisas simples vivendo intensamente as mudanças de cada dia, a sabedoria dialoga conosco! Aprendemos que tudo vale a pena se a alma não se apequena!

“O Tao é simples, mas os homens amam as dificuldades.
O Tao está perto mas os homens o procuram longe.”