O Mestre Yi e o Mandato Do Céu

Sou muito grata à vida por ter colocado em meu caminho esse livro de sabedoria quando era ainda uma jovem de 20 anos de idade. Envelheci de uma forma decente e humana seguindo seus conselhos que até hoje me guiam momentos desafiantes. Gostaria de compartilhar com vocês um desses momentos em que esses conselhos foram cruciais em minha vida mudaram tudo.

Naquela circunstancia e naquele momento, lutava por me fazer entender em um grupo muito resistente e perdido em seus próprios desejos pessoais. Me deixei envolver pela luta de tal forma que me apeguei a ela e fiquei cega a qualquer outra saída que não, fazer uma guerra contra atitudes contrarias ao propósito justo que queria dar as circunstancias difíceis daquele momento.

Como seres coletivos e individuais que somos, estamos travando essa guerra contra os homens sem qualidades e sem direção que nos rodeiam, e precisamos mais do que nunca consultar as orientações do Mestre Yi.

Nesse exato momento perguntei qual seria a atitude correta para lidar com essa situação difícil que estava vivendo. A resposta veio certeira; precisava seguir sozinha pois não contava com o apoio de ninguém e recuperar o Mandato do Céu que havia perdido.

Vou falar um pouco sobre o Mandato do Céu para melhor compreenderem o que isso significa, pois ele é desconhecido por muitos que tomam o I Ching como seu mestre e guia.

O fato histórico:

Na antiga China, no tempo em que os homens respeitavam a natureza e suas mudanças, um Rei se tornava Rei porque recebia o Mandato do Céu, e isso significava que todas suas decisões eram coroadas de sucesso e levavam seu povo a abundancia, a vida pacifica e cheia de felicidade.

Quando alguma decisão do governante trazia tragédias, falta de alimentos, guerras ou doenças e pragas, esse Rei perdia o mandato e o trono e era substituído por outro que fizesse o povo retornar aos momentos bons que conheceram um dia.

O povo antigo tinha poucos desejos, a natureza e seus recursos de trabalho, honestidade e virtudes eram a coisa mais importante em suas vidas. Eles dependiam profundamente das estações, da regularidade dos ciclos e do tempo para que pudessem ter boas colheitas e alimentar e vestir os seus entes queridos.

Se durante um governo a natureza se tornava cruel e agressiva, a culpa era da perda do Mandato do Céu pelo governante, que precisava deixar o poder para que outro o assumisse e guiasse novamente essas indomáveis forças à sua natureza boa e obediente ás necessidades dos homens. O governante era imediatamente afastado porque entendiam que havia traído a natureza e ela não mais o obedecia.

Essa simbiose entre o governante, seu povo e as respostas da natureza era sagrada e respeitada e quando perdida, era dever do povo mudar esse governante o que faziam imediatamente.

Imaginem se pudéssemos fazer isso nos dias de hoje… com tantas tragédias acontecendo a nossa volta, qual desses chefes de estado permaneceriam no poder??

Mas havia também nesse tempos antigos, tiranos que tomavam o poder a força, e todo o texto do I Ching (que usamos hoje) foi escrito em um desses períodos que antecederam a dinastia Chou pelo Rei Wen.

O tirano Shou Sing (o cruel) havia tomado o trono e aprisionado o Rei Wen em seu palácio. Não podia matá-lo ou destroná-lo porque o povo dera a esse rei bondoso e sábio o Mandato do Céu. Durante sete anos o poder de decisão passou a ser tomado pelo tirano, e por nada poder fazer, o Rei Wen usou esse tempo para escrever os textos do I Ching e preparar a dinastia Chou que se tornou (durante 800 anos) o governo mais sábio e poderoso da historia da China.

Sincronicamente parecia que o Rei Wen sabia que no futuro, os homens atuais, estariam seguindo as ordens de um falso e cruel tirano, sem o Mandato do Céu – a nossa MENTE. Fomos ludibriados por esse tirano moderno, e precisamos urgentemente recuperar nossa sabedoria natural. Acredito hoje que é esse o verdadeiro fascínio que os textos sábios escritos pelo Rei Wen há milhares de anos atrás, exerce sobre os homens escravizados pela sua própria mente.

Será que um dia entenderemos como perdemos o Mandato do Céu e calamos o Tirano Shou Sin (o cruel) impedindo que decida o nosso destino??

Desde que comecei a estudar o I Ching nos grupos selecionados e fechados pela internet, convivendo com mentes poderosas e cheias de PHDs , tentando quebrar o segredo da seqüência criada pelo Rei Wen, que sinto como estamos ainda distantes da real compreensão do dilema histórico que jaz nas entrelinhas desse livro de sabedoria. Ainda estamos vivendo sem o verdadeiro governo com o Mandato do Céu. Somos uma humanidade escravizada pelo julgo desse MENTE que como seu próprio nome aponta; MENTE e nos afasta da nossa natureza mais pura e verdadeira.

Quando será que o Rei Wen vai retornar ao poder e tomar as decisões de dentro de nosso SER verdadeiro? Quando e em que momento temos a responsabilidade e o dever de silenciar o tirano e ouvir nossa voz interna??

Acredito que quando conseguirmos isso, criaremos uma massa critica e todos os governantes tiranos do mundo cairão, perderão seu poder.

Dizem que nesse dia, a seqüência dos hexagramas criados pelo Rei Wen vai mudar, e um novo ciclo de 25 mil anos de sabedoria se instalará na terra. Nesse dia saberemos compreender a natureza e ouvir suas mudanças sem precisarmos do livro das mutações para nos guiar, ou de um tirano que tenta manipular a simplicidade da vida com suas decisões baseadas em opiniões e falsas escolhas.

Bem queridos amantes do livro das mutações, cada um de nós precisa urgente retornar ao seu Mandato do Céu e libertar nosso mestre Yi do julgo do falso poder do tirano Shou Sing.

Foi essa a resposta que o I Ching me presenteou naquele dia em que me pediu para retornar a meu Mandato do Céu e assim resolver o conflito.

Entendi, que estava seguindo cegamente minha mente e suas crenças cheias de inverdades. Sua visão deturpada de uma realidade verdadeira que já conhecia mas dela tinha me afastado.

Acordei, mudei meus pensamentos e sentimentos sobre aquela situação desesperadora, e pude retomar ao meu caminho guiada pela parte mais nobre do meu verdadeiro ser.

Hoje sei que estudar e consultar o I Ching, é seguir a sequencia do Rei Wen até aprendermos a calar o tirano e colocar no trono nosso verdadeiro Rei Sábio a não mente.

Esse é o verdadeiro retorno para o Tao, a essência do taoísmo e sua ciência mágica!

Precisamos derrubar o tirano para ouvirmos as leis das mudanças! E toda essa verdade está no corpo, na não mente. O Corpo e suas funções vitais é onde ela ainda vive fiel as mudanças. Sigam o corpo e sua sabedoria, devolvam a ele o seu Mandato do Céu..ele sabe! Deixem de lado tudo o mais, pois a mente , o tirano, se apossou de tudo, mesmo de nossas melhores intenções espirituais.

Sigamos o Rei Wen o sábio, ele hoje mora em seu corpo, a sabedoria se recolheu ali. Exatamente por isso precisamos praticar junto a consultas ao I Ching as fórmulas da alquimia interna taoista, ela liberta nosso corpo da mente e nos revela a voz que fala no silencio.

Um bom retorno ao Tao!