Yin e Yang são pólos complementares que se combinam, se relacionam criando energia. Nos textos das duas edições passadas do Prana, aprendemos que no Universo só existe a Lei, a energia e o número, e que a Lei regula a energia através dos números. O estudo da energia e das leis que a regulam dariam ao homem a oportunidade de conhecer os mistérios da vida, da longevidade e da saúde.
Os princípios da filosofia e medicina chinesa consideram a doença como um bloqueio nos fluxos das energias Yin e Yang no corpo humano. Este bloqueio surge quando fatores externos ou internos impedem os processos naturais de regulagem destas energias.
Essencialmente os bloqueios são causados pelo stress, pela má alimentação e respiração e por todas as emoções negativas não transformadas que aquecem os órgãos. Quando este aquecimento chega a um clímax, seus efeitos nocivos tencionam certas cadeias musculares que impedem o fluxo da energia circulando pelo corpo. Restabelecer o fluxo de circulação destas energias no corpo seria o tratamento indicado para qualquer doença. Quando mais tempo o bloqueio existir mais tempo de tratamento seria necessário para se desfazer este bloqueio.
Várias linhas de tratamento são utilizadas pela medicina e as artes de cura na China, alguns conhecidos e já aceitos pela medicina ocidental como a acupuntura, a fitoterapia e alguns exercícios ensinados no Tai Chi Chuan e no Chi Kung.
Na Alquimia Interna Taoista usamos fórmulas milenares que são posturas e meditações com visualização, criadas pelos sábios do passado para restabelecer a saúde. A fórmula mais rápida e mais poderosa de desobstrução conhecida, usa a transformação da energia sexual e seu poder curativo para alimentar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e conseguir atingir a longevidade com saúde. Mas para usar com segurança esta força, precisamos esfriar os órgãos e este resfriamento é um processo que envolve uma técnica de transformação das emoções negativas em positivas.
Nascemos do sexo. A energia sexual une os dois pólos complementar homem e mulher e forma a vida do feto. A cultura antiga chinesa afirma que no momento da concepção a energia das células reprodutoras do pai (o sêmen) e da mãe (o ovário) criam a energia que vai alimentar todo o desenvolvimento do corpo humano chamada de MING. O MING funciona como uma bateria de vida. Ali mesmo na hora da concepção a quantidade de anos que vamos viver já está determinada. Nossa vida existe enquanto houver MING, quando ele se esgota acontece a morte. Se dependemos do sexo para determinar nossa longevidade, só podemos ter uma vida mais long,a se soubermos como recuperar nosso ming através da transformação da energia sexual e usarmos esta energia extra para prolongar nossa vida.
Os homens sábios do passado precisavam de mais tempo de vida para realizar um complexo processo alquímico de retorno para o natural, para o Tao. Estes homens desenvolveram nove fórmulas que foram se aperfeiçoando através de milênios, que quando praticadas recuperavam o MING e davam a estes homens sábios um tempo extraordinário de vida para se dedicar a prática destas fórmulas. Estas fórmulas eram mantidas em segredo e durante milênios foram transmitidas de pai para filho pela tradição oral. Mantak Chia sistematizou estas fórmulas em uma linguagem moderna tornando-a compreensível para a mente ocidental.
Os chineses consideravam saúde o estado do homem quando adquire o fortalecimento do corpo, a clareza da mente e o equilíbrio emocional. Um homem saudável possuía a mente YI, que significava uma interação perfeita entre a mente o corpo e as emoções. Doença é o estado de desequilíbrio do corpo da mente e das emoções. Quando estes três aspectos da vida estavam equilibrados havia uma circulação perfeita dos três tipos de energia Jing, Chi e Shen por todo o corpo.
Você precisa fazer log in para comentar.