O TAO das águas e seu poder de retorno ao natural

 

Sobre a água e os cuidados com essa energia primordial

Nos primórdios do que chamamos civilização, que é criada pela visão de mundo dos que nela vivem, a água era reverenciada, cuidada e adorada como uma deusa. Feminina, Yin, sensual e como força primordial e ancestral que recolhe outras forças que geram a vida.

Quando começamos a despertar para o milagre da vida, logo surge nosso amor e veneração por ela.

Quando uma civilização se torna moribunda, perde o contato real com essa energia, e a forma com que a percebem, cuidam e protegem essa energia Primordial, vai determinar seu fim ou não. Os antigos a veneravam, Yemanjá, Pacha Mama, Kuan Ni, Nossa Senhora Aparecida, a madona negra de Guadalupe, são todas representações religiosas dessa energia.

Nosso mundo concreto e objetivo é construído pela geração da energia que o torna material e visível. A primeira fase desse movimento vem com a força da água. Planeta sem água é um planeta que não gera a vida material como conhecemos. A sequência dessa geração é ensinada pelo livro das mutações, O I Ching que mostra sua sequência no ciclo de geração e de controle da energia da vida ;

A água alimenta a madeira (plantas) que alimenta o fogo, que alimenta a terra, que alimenta o metal que se contrai e gera novamente iniciando perpetuamente um novo ciclo.

Quando essas forças se desequilibram o universo cria o ciclo de controle que assim se processa;

Quando a água excede e transborda entra a terra para controlar (os desabamentos exercem esse controle). Quando a madeira excede vem o metal cortando esses excessos (poda de arvores é uma delas). Quando o fogo excede vem a força da água equilibrando, quando a terra excede vem madeira controlando-a (por isso o controle de desabamentos é plantar árvores). Quando o metal excede vem a força do fogo controlando-o.

Esses conhecimentos são instintivos, aprendemos naturalmente vivendo e observando a natureza. A vida existe pela circulação desses ciclos, mas desconhecemos seus amplos usos na geração da energia da vida. Essa ignorância dessas leis primordiais de geração de vida, e o respeito a elas é o fator determinante da permanência ou destruição de uma civilização.

Nossa mente dificilmente segue esses princípios, e quando começamos a despertar para o que chamo nossa verdadeira espiritualidade, o primeiro passo é retornar a essas leis primordiais, aprender como elas funcionam e a obedece-las seguindo esses ciclos para manter a vida na terra ou destruí-la.

Esse entendimento faz parte de nosso desenvolvimento saudável espiritual. Os povos primitivos passavam a percebe-lo criando mitos, deuses, deusas sacralizando essas forças e a servindo através dos ritos. Uma outra forma mais moderna seria a compreensão de suas etapas de geração e destruição da energia da vida e aplicando-as diariamente.

O homem sábio, é aquele que por intuição segue esses princípios, e passam esse conhecimento para um dos descendentes ou discípulos que apresentavam esse interesse nato. Assim foi mantido em muitas tradições orais, preservando conhecimentos vitais a gerações futuras. Xamanismo, alquimia interna taoista, as artes marciais, a Ikebana, a macrobiótica, tradições indígenas, conhecimentos naturais de homens que vivem no campo, tudo isso é uma fonte de estudos que nos levam a compreensão dessas leis. Sendo a mais cientifica de todos eles a Alquimia Interna Taoista acoplado ao entendimento das leis das mudanças nos estudos do I Ching O Livro das mutações. Esses estudos nos ensinam de forma simples e direta esse funcionamento de geração de energia dentro do nosso corpo e no universo. Ensina sem a necessidade de adoração de imagens de deuses ou deusas embora as aceitem.

Mas nesse texto, vamos falar apenas da água, nossa fonte primordial que inicia o ciclo gerador da energia da vida.

Na terra ela inicia a vida e no nosso corpo ela é a energia da função dos rins, dos órgãos reprodutores sexuais, dos ossos e do sangue. A sabedoria instintiva dos animais, das crianças e dos homens não civilizados vem dessa energia primordial.

Todos os males humanos nascem de mau funcionamento na absorção e circulação dessa energia ancestral chamada pelos chineses de JING. Pessoas com deficiência dessa energia estão caminhando para a morte, elas já não vivem, aprenderam apenas a obedecer um sistema matricial de geração por falsos conhecimentos e crenças criadas artificialmente pela educação pública e privada, pelos preconceitos familiares e nacionais, e mantidos como verdades pela nossa mídia e por organizações comerciais poderosas que lucram muito com nossa ignorância de seus processos controladores.

Muito difícil se libertar desse jugo no nosso mundo civilizado. Voltar atrás e viver como índios não aculturados, e homens simples do campo não funciona. Temos muitos conhecimentos válidos e bons para realizarmos esse retorno sem transtornos psicológicos graves. Podemos sim, imponderados por conhecimentos verdadeiros, cuidarmos de recuperar essa energia e retornar sim para viver em locais onde possamos ter acesso a essa água pura e ali construir comunidades conscientes e viver com saúde. A internet e a tecnologia nos provem os recursos necessários e virtuais de gozarmos do melhor do nosso desenvolvimento, sem a contaminação dos donos do mundo que usam esses recursos para nos escravizar. Ter liberdade saudável é poder ter o controle sobre a qualidade da água que ingerimos e aprendermos a recuperar a energia JING poderosa que circula em nosso corpo, Parece ingênuo e simples demais?

Mas assim É! Não é questão de acreditar, é questão de mudança de visão de mundo, sem crenças, apenas vendo a verdade nua e crua nas leis que mantém a vida bem visível a nosso olhos e corações abertos a compreensão.

Se quiser saber mais, se debrucem sobre conhecimentos ancestrais e pensem um pouco sobre o que mantém e nutre sua vida. Cientes disso, façam escolhas conscientes que possam defende-los da eminente morte dessa civilização que desrespeitou a leis simples das mutações que mantem qualquer coisa viva. Ela está em agonia e em processo de revitalização que depende de nossas escolhas, para não morrermos junto com ela.

Há um mundo nascendo exatamente agora enquanto um outro morre. Só você e seu conhecimento verdadeiro pode salvar sua vida. “Salve-se quem souber porque poder, ninguém pode mais.” Dizia em 1970 meu mestre musico e alquimista Walter Anton Smetak

As leis do livre arbítrio ainda funcionam. Tudo depende de VOCÊ e de suas escolhas.

Um beijo no coração de todos! Principalmente no coração da moça que acha bobagem todos se mudarem para os campos. Ela ainda não percebeu a incrível revolução que a humanidade inteira faria se isso realmente acontecesse. Muitos já acordaram e já se foram para os campos, mas poucos escolheram esses locais por serem mananciais inesgotável de água ainda pura!

Post Script

Levei minha vida adulta inteira dedicada ao caminho, a encontrar as respostas que todos nós humanos viemos para a vida encontrar. Hoje nas vésperas dos meus setenta anos, encontrei algumas respostas, pelo menos as mais primordiais.

Ilusão acreditar que nas grandes cidades bebemos água viva. Pois é, a água também está sujeita às leis de conservação e vida que nós humanos também estamos sujeitos. A água morre quando é colocada em tubos escuros, depois de sofrer um bombardeio químico para tratar as toxinas criadas pelo nosso desprezo aos dejetos tóxicos que nela jogamos.

A água servida nas torneiras das grandes cidades está morta.

Não mais interagem com o bio sistema que a torna viva. Trancada e “tratada” ela perde todos os seus nutrientes energéticos. Tornam-se meios fáceis de contaminação não premeditada e mesmo as premeditadas por guerras químicas e viróticas de organizações criminosas, de governos e terroristas.

Suspeita-se através de depoimentos de gente simples da África, que o Ebola foi um dos vírus jogados nas fontes de distribuição de algumas cidades africanas. Moradores afirmam, que eles mesmos foram contratados para jogar “algo” nesses tanques de armazenamento, contratados por estrangeiros. A imprensa nega, e considera medos irracionais de gente ignorante. Assim se perpetua crimes nunca antes vistos na história da humanidade.

A água é vital, é sagrada!

Ely Britto

Autora do livro I Ching Um Novo Ponto de Vista e instrutora sênior de Alquimia Interna Taoistas