Consulta ao I Ching – O Livro das Mutações sobre o ano de 2019 (para o Povo Brasileiro)

Ely Britto
Autora do livro I Ching Um Novo Ponto de Vista
Estudiosa das mutações desde 1972

Consulta realizada no dia 4 de Janeiro de 2019 para o grupo que passou o primeiro do ano em um evento colaborativo realizado na Ecovila O Tao das Artes.
Três livros foram usados na interpretação:
a) O clássico do Richard Wilhelm, “O I Ching o Livro das Mutações”;
b) O meu livro “I Ching, Um Novo Ponto de Vista” Ely Britto publicado pela Cultrix em 1993;
c) e o de Stephen Karcher, “I Ching Total – Mitos para a Mutação”, baseado nos antigos mitos xamânicos da China.

Pergunta : Quais serão os desafios e como podemos enfrentar esse ano ímpar e difícil para nossa nação?

Hexagramas sorteados:

Linha yang na quinta posição mutante se transformando em:

Ambos os hexagramas tratam da conquista do poder para domar situações que precisam do homem e seus valores para serem transformadas. Esse é o desafio maior. O trigrama Chien, o céu, desceu ao mundo material (os trigramas inferiores de um hexagrama representam os poderes da terra, do mundo material, e o trigrama superior os poderes do Céu, do mundo espiritual) o céu desceu nessa resposta para a terra, está debaixo dela trazendo uma enorme força espiritual de correção do que estava em desarmonia e causando danos. Ambos os hexagramas têm essa configuração.

No primeiro deles, O Poder de Domar do Pequeno, esse poder age através da suavidade; no segundo, o poder mais forte toma a liderança, o poder da montanha que busca o alto, o superior!

No primeiro hexagrama, o 9 (O Poder de Domar do Pequeno), devemos preparar a grande resistência nos unindo a grupos que já estão atuando, estamos em uma caçada real. Nessa caçada, na antiga China, não se abatia a presa pelo domínio ou violência; deixavam-se batedores colocados armados nas quatro direções e um dos quatro cantos dessa área ficava aberto. Se o animal corresse se protegendo para o canto aberto, era liberado, não era mais caçado. Caso se dirigisse ofensivamente para o cerco dos caçadores era morto sem piedade.

Essa é a estratégia aconselhada e pedida ao I Ching para enfrentarmos esse ano e seus desafios. Pelo menos no primeiro semestre, pois em uma consulta anual que receba o prognóstico com linha mutante, o segundo hexagrama representa algo depois, que foi preparado no primeiro semestre e leva a outra estratégia para o segundo semestre no segundo hexagrama sorteado.

O mundo inteiro, seus povos e governos tem um olho atento ao que está acontecendo em nosso país, serão determinantes os resultados de nossa derrota ou vitória para as nações e seus governos. Não é simples, é bem complexo ver uma nação laica, que sempre aceitou as diferenças em suas leis, agora sendo testada, e se tornando uma nação fascista e com o homem inferior (o homem mediano e despreparado) tomando o poder. Vamos domar essa tendência de movimento, podemos domá-lo? Os hexagramas respondem ao coletivo e ao individual.

No primeiro, como indivíduos, devemos nos unir às forças coletivas, devemos nos unir a grupos de resistência positiva, que continuam em desobediência civil, agindo com suavidade e mudando assim as estruturas locais, um trabalho de base e de ação educativa positiva na construção do novo mundo. O Céu desce para a terra e pede na linha mutante nosso apoio e serviços cooperativos junto a grupos já existentes; ONGS, Grupos espirituais de ação, Grupos indígenas, Escolas e Faculdades que dizem não às ações do governo que possam destruir uma educação verdadeira, grupos de cientistas, quilombos, grupos de mulheres resistentes, grupos de luta negra, sexual, espiritual, na justiça e espalhados por todo o Brasil. A linha sorteada é a governante (a quinta posição é sempre, em quase todos os hexagramas, a do homem superior), sorteamos essa.

Isso do ponto de vista individual, significa que devemos sair da caixinha, sair de nossa individualidade, agora é se unir a outros grupos, abrir as fronteiras e observar se a nossa “presa”, contra a qual resistiremos, escolhe suavemente sair pelos flancos abertos e sumir livremente ou confrontá-las com nossas bases bem colocadas.

Já o segundo hexagrama pede uma espera reforçando ainda mais nosso poder nas instituições, não mais com suavidade do VENTO que é comunicativo e espalha sementes novas pela terra, mas com a força poderosa da montanha que não permite que essa força negativa a atravesse. As montanhas sempre foram usadas como proteção de fronteiras, e quando não havia montanhas, se construíam muros como a Muralha da China, ou o muro torpe e destruidor do Trump.

Teremos que criar montanhas fortes e firmes, contra esses murinhos mais frágeis que o mundo está erguendo contra os direitos, as conquistas democráticas ameaçadas. Para os indivíduos mais espiritualizados a ação nesse momento é ir para as alturas e criar novos campos energéticos agregadores, sem excluir e sim aquietar os ânimos e criar unidade entre crenças e opiniões, lembrando sempre que os poderes de qualquer religião, que antes sonhava o céu, que esse CÉU já desceu para a terra e pede unidade. Bem difícil o trajeto dos que preparam o campo para o plantio das estratégias externas.

Poderia falar horas sobre a estrutura energética desses dois hexagramas, mas não ajudaria, seria complexo demais. Apenas sigam a estratégia sorteada que dá as direções que estavam na nossa pergunta, e que nos levarão à vitória dos princípios que queremos ver atuando em nosso povo e governo.

Uma consulta ao I Ching é extremamente rica, muitos outros símbolos estão presentes nesses dois hexagramas que podem ser descobertos, seguidos e que nos levarão, sem dúvida alguma, à vitória sobre os podres poderes, sejam lá quais sejam!

Aqui está a estratégia!

Podem contribuir esmiuçando ainda mais essa linha de mutação que já está operando e vamos sim vencer!!!

________________________________________________

Adendo

Esses textos abaixo são para os que querem se aprofundar, os que querem trabalhar criando campos energéticos favoráveis, e embora possam se associar aos movimentos alternativos que já estão operando, vão precisar sustentá-los energeticamente.
Quem nada sabe sobre o I Ching, ou ainda não siga um caminho espiritual, aconselho a não ler pois poderá perder os bônus da consulta coletiva.

Estrategia espiritual aconselhada pelo I Ching nos hexagramas nucleares

Para as pessoas mais espirituais desse grupo, vou enviar as dicas de como encontrar nessa resposta do I Ching nossa postura interna, como indivíduos com responsabilidades de mostrar o caminho e a verdadeira direção interna!

Os hexagramas têm uma ALMA interna, que podemos descobrir pelos trigramas nucleares dos hexagramas. Encontramos esses trigramas no livro terceiro os comentários do Richard Wilhelm.

Para encontrar o do primeiro Hexagrama 9, O Poder de Domar do Pequeno, abra na página 324. Temos então Tui , a alegria, embaixo; e Li, a clareza, em cima. Formando o hexagrama 38, Oposição. Nosso trabalho interno é superar nossas opiniões e crenças – os opostos fogo e água, coração e sexualidade- na Alquimia superamos isso colocando nosso fogo, amor, coração, luz debaixo da força sexual, a água, e criando assim um aquecimento amoroso que transforme a força destrutiva e o abuso em vapor, energia espiritual – a energia do orgasmo (alegria maior que um ser humano pode sentir) deve ser usada para aumentar nosso poder de autotransformação, Kan&Li.

No segundo hexagrama, o 26, O Poder de domar do Grande, abra na página 382. Temos então Tui embaixo, a alegria, e no trigrama de cima temos Chên – trovão, raio o poder maior do céu. Unindo ambos temos o Hexagrama 54 – A Jovem que se Casa, que representa nossa luta entre o prazer e o dever, o gozo e a dor, o metal e a madeira.

Nenhum ser espiritualizado consegue chegar ao Kan&Li, a criação do vapor e da independência energética ou a PAZ verdadeira se não souber realizar as podas em suas virtudes, liberando-as, podando nossas opiniões e crenças infantis religiosas.

Um detalhe interessante – Ganhei um instrutor de alquimia perguntando em 1993, dentro de uma lista internacional de discussão sobre o I Ching, se alguém poderia interpretar o hexagrama 54 A Jovem que se Casa do ponto de vista energético.

Meu futuro instrutor causou uma polêmica nessa lista intelectual ao enviar seus comentários.

Pesquei de uma das listas que monitorava no ano 2000 sobre o I Ching onde escrevi esse texto para quem quiser se aprofundar ainda mais. Está indo com a diagramação daquela época.

Hexagrama 54 e suas implicações

Hexagrama 54- A Jovem que se casa

Comentários sobre a Decisão:
(pg. 481 Livro Wilhelm)

A JOVEM QUE SE CASA descreve o grande significado do Céu e da terra. Se o céu e a terra não se unem, todos os seres ficam impossibilitados de prosperar.

A JOVEM QUE SE CASA significa o fim e o começo da humanidade
Na seqüência dos trigramas na ordem primordial (ou céu anterior), que corresponde ao mundo das idéias;

Chien está ao Sul e
Kun ao Norte
Li está a leste como o sol e
Kan, a oeste como a lua

Na ordem do céu posterior ou ordem interna do mundo, que corresponde ao universo dos fenômenos, a ação é transferida para os 4 trigramas:

Chên está ao leste
Li está ao sul
Tui está a oeste
Kan está ao norte.

O sol e a lua tomam aqui o lugar do céu e da terra como forças ativas. O céu chien recolheu-se ao noroeste e o filho mais velho, Chên, no leste o gerador da vida. A terra kun, retirou-se para o sudoeste, e a filha mais moça, Tui, no oeste que rege a colheita e a morte. Assim este hexagrama indica a ordem cósmica das relações entre os sexos e o ciclo da vida.

Nos comentários das imagens encontramos:

Tudo chega ao fim no outono (O Lago representa o outono). Quando o trovão está sobre o lago, esse fim está próximo. A eternidade do fim é sugerida pelo trigrama Chên, que surge do leste (primavera) e conclui sua atividade no oeste (outono), de acordo com leis fixas. NESTE MOMENTO ENTRA EM VIGOR O PODER MORTÍFERO DO OUTONO, QUE DESTRÓI TODAS AS COISAS TRANSITÓRIAS. ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DESTAS LEIS CHEGA-SE AQUELAS REGIÕES QUE ESTÃO ALÉM DO PRINCIPIO E DO FIM, DO NASCIMENTO E DA MORTE.

Comentários para estudo

A vida&morte
Céu&terra
Homem&mulher
Sol&lua
Nascente&poente
Primavera&Outono

Esses pares de opostos complementares (Yin &Yang) ao se alternarem, geram a vida e seus ciclos. Neste hexagrama estas forças que regem a vida tanto na sequência do céu anterior (mundo das ideias e dos pensamentos) quanto no céu posterior (mundo manifesto dos sentidos) estão presentes e em movimento. Exatamente aqui neste hexagrama que tem como trigrama nuclear Kan&Li, se processa o grande teste, a mudança de nossa atuação no mundo dos sentidos (céu posterior) para começarmos a atuar no mundo da energia ou das ideias, céu anterior onde o mundo ainda está ainda em formação.

Um longo caminho ainda nos separa do hexagrama 63 Kan&Li (9 hexagramas os separam) onde acasalamos as forças Yin e Yang e conseguimos finalmente sutilizar as energias condensadas que nos levam ao mundo energético onde podemos atuar de uma forma livre dos ciclos de nascimento e morte. Isto significa que este hexagrama é o momento da decisão onde podemos partir para o hexagrama 63, operar a grande alquimia interna de sutilização das energias Yin&Yang, e entrar na sequência do céu anterior e chegar no hexagrama 11 Paz.

O hexagrama 63 Após a Conclusão representa o momento onde Fogo e água, Kan&Li, tomaram o lugar de Céu e Terra. Este momento aqui representado, pode iniciar um processo de transformação realizado quando entramos no significado deste hexagrama que representa o poder de sutilizar energias, quando a colocamos a água dentro de um vasilhame, acendemos um fogo embaixo e começamos o processo de cozimento. Na Alquimia Interna isto significa abaixar o fogo do coração e colocá-lo abaixo da água- a sexualidade, para realizar a grande união mística de sutilização de nossas energias internas.

Todo o ciclo da humanidade e da evolução humana estão contidos neste hexagrama 54. É o momento da escolha entre seguir nossa vida movida pelo instinto, ou pelas leis de nascimento e morte, ou aprender o segredo destas leis e quebrar o seu jugo na direção da imortalidade, do encontro com o Tao (hexagrama 11, Paz)

Muitos comentários e estudos podem ser realizados a partir deste hexagrama, mas como nesta lista poucos são os interessados nos processos de transformação interior para onde o I Ching está no guiando (que são processos alquímicos), vou parar por aqui e deixar que meditem um pouco sobre os significados profundos deste hexagrama que muito pouco ou quase nada têm em comum com a história de uma concubina que se casa e que tem que obedecer à esposa principal do seu marido. A única explicação que vejo para o fato de terem escolhido esta situação para representar este hexagrama seria nosso CASAMENTO com um mundo de valores românticos e emotivos, e nosso comprometimento interno e espiritual com nossa verdadeira união com o universo e suas leis.

Abraços para todos,

Ely