Ely Britto
Estas informações são o resultado de uma pesquisa realizada com os astrônomos do Planetário do Rio de Janeiro, com e-mails trocados com S. Biel (um genial praticante jovem de Alquimia Interna Taoista e com minhas próprias praticas de meditação. Todo este material está ainda em estudo, resolvi divulga-lo antes, esperando que possam me dar mais informações que ajudem a concluir este trabalho. Favor escrever para elybritto@healing-tao.com.br
Em Greatest Kan & Li (Avançado Kan & Li – Agua & Fogo), após unir as energias quentes e frias no coração, uma sensação de vaporização acontece e damos à luz á criança interna.
Nesta prática há uma conexão do cérebro com as constelações que apontam para os polos e o indicam; A Ursa Maior no Hemisfério Norte e a Constelação do Cruzeiro do Sul no Hemisfério Sul. Cada uma das estrelas que formam estas constelações é conectada a cada um dos ossos do crânio. Ao sincronizarmos estas estrelas com o nosso cérebro, vamos captar uma energia sutil e poderosa que se irradia dali. Os taoistas acreditam que somente com este reforço das energias celestiais, seremos capazes de gerar a criança imortal dentro de nós: a criança interna.
Os textos antigos de Alquimia avançada foram escritos no Hemisfério Norte, e suas estrelas eram bem conhecidas dos antigos sábios. Recebemos tudo pronto dos textos milenares dedicados á alquimia interna. Porém, no hemisfério sul ainda não existia um trabalho sobre o Cruzeiro do Sul. Mantak Chia pediu que os instrutores, que praticam esta técnica no hemisfério sul o ajudassem a realizar este trabalho. Como eu já estava há algum tempo interessada e pesquisando isto, resolvi dedicar mais tempo nesta investigação.
Em poucas palavras vou transmitir até onde chegamos. Esta questão ainda esta aberta, e comentários são bem-vindos.
A constelação do Cruzeiro do Sul é a menor das 88 constelações que existem. Somente três das cinco estrelas desta constelação possuem um nome. Estas estrelas São:
Acrux (Alpha 1 Cru) é a 13ª estrela mais brilhante no céu
Becrux (Beta Cru)
Gacrux (Gamma Cru) é a 23ª estrela mais brilhante do céu
A cultura chinesa sempre buscou encontrar um sentido nos fenômenos que aconteciam entre o céu, a terra e a vida humana. Parece-me haver um sentido especial no fato de termos nomeado apenas estas 3 estrelas mais brilhantes. (fora o fato de elas serem as mais brilhantes) É muito significativo que utilizamos principalmente três dos cinco sentidos humanos, para compreender o mundo; o ver, o ouvir e o tato. Talvez isto seja uma das razões ocultas de não nomearmos todas as cinco estrelas desta constelação.
Gráfico mostrando os pontos de nosso corpo associados às estrelas do Cruzeiro do Sul:
1 Gacrux – Coronário- Ponto energético
2 Becrux – A glândula Pituitária – Hipófise
3 Acrux – A glândula Pineal
4 estrela sem nome – Hipotálamo
5 estrela sem nome – A glândula Timo
Nas práticas avançadas consideramos a glândula Pineal como um compasso, que quando alinhada com o ponto de energia do coronário, nos conecta com a energia vinda das estrelas. Podemos ver um mapa na forma da Constelação do Cruzeiro do Sul, um guia que pode nos informar como esta conexão deve ser realizada. (como um circuito bio-elétrico interno). A forma em cruz desta constelação quando associada as principais glândulas do cérebro, parece fechar este circuito e nos dar informações sobre ele. Lembre-se que o Cruzeiro do Sul aponta para o polo sul celestial seguindo uma linha imaginaria que liga a estrela Acruz com a Gacrux. Observem a estrela número 4, que esta fora desta linha imaginaria em cruz, e façam uma analogia com os pontos de nosso corpo. Não lhes parece que ela poderia representar o ponto energético do coração, a glândula Timo? Nas práticas do Kan & Li Avançadas, realizamos a união das energias Yin e Yang do corpo no coração. Deslocamos o caldeirão para este ponto, e ali realizamos a grande alquimia que dará à luz à criança imortal. Estes gráficos foram feitos, baseados nestes pressupostos, observando o que acontecia com meu corpo quando eu conectava as estrelas desta constelação.
Talvez não haja aqui no Hemisfério Sul uma estrela como a Polar, mostrando o local exato deste pólo, porque neste hemisfério, esta localização será sempre energética, algo a ser construído pela evolução humana. Talvez tenhamos que realiza-la e não “ver” este ponto, como acontece com os povos do Hemisfério Norte e a Estrela Polar.
Acredito que nossas estrelas não representam ossos do cérebro e sim glândulas, que são poderosos instrumentos geradores de energia. Neste caso as estrelas do Cruzeiro do Sul estariam representando a localização destas glândulas e como elas podem ser alinhadas e conectadas ao coração, (FOGO) para gerar a energia necessária à grande alquimia, e criar uma criança imortal dentro de nós. Este alinhamento realizado resultaria na criação de uma forte luz interna. Os Chineses chamam o alinhamento destas três glândulas: a pineal, a pituitária e o tálamo de “Palácio de Cristal”. Isto talvez, pela sensação luminosa que sentimos quando elas estão assim alinhadas e aquecidas energeticamente pelo fogo do coração.
Outro fato importante a considerar; toda a filosofia chinesa é baseada no I Ching- o Livro das Mutações. Dizem as lendas que Fu Shi criou o I Ching estudando um mapa que encontrou talhado numa bola de metal após o dilúvio, Hu To ou Ho Tu, o mapa do Rio Amarelo. Alguns sinólogos afirmam que esta palavra chinesa designa também a Via Láctea.
A forma do Ho Tu é muito interessante e nela encontramos todo o segredo da numerologia chinesa. O Ho Tu transmite informações que mais tarde deram origem a todos os conhecimentos da cultura chinesa. Será que este mapa não estaria informando não somente todo o funcionamento do universo, mas também, mapeando a forma com que podemos alinhar estas glândulas e fechar o circuito energético que nos levaria a perfeita harmonia com o universo? Sabemos que o coração na cultura chinesa é a última morada do espírito. Sabemos também que nas pessoas que não praticam a alquimia o espírito habita o fígado. Será que este alinhamento não seria necessário para a mudança da morada deste espírito?
Observem com cuidado a forma do Ho Tu, principalmente a cruz central com a mesma forma do Cruzeiro do Sul:
Nas práticas avançadas de Kan & Li a reversão da energia Yang e Yin já se realizou. Mudamos apenas o caldeirão, do Tan Tien inferior para o plexo solar e dali para o coração. Nesta prática é muito importante conectar o cérebro com as estrelas. No hemisfério Norte a conexão é realizada usando os ossos que compõem o cérebro como instrumento de alinhamento. Cada um destes ossos do Crânio é conectado com sua estrela correspondente. Podemos sem dúvida fazer o mesmo com o Cruzeiro do Sul, isto é bem mais simples porque enquanto a Ursa Maior possui 7 estrelas e o alinhamento é mais difícil, no sul temos apenas 5 estrelas com as quais devemos fazer esta conexão. Vejam o resultado neste gráfico:
Nesta prática prefiro me concentrar no alinhamento das glândulas com o amor do coração, e usar o movimento da caixa craniana como um compasso que vai guiar a energia conectando-a com a energia das estrelas.
Contudo, se quisermos ir mais longe na relação dos ossos do crânio com essas estrelas do Cruzeiro do Sul, poderíamos dizer que o fogo do coração depois da reversão os elementos Água&Fogo, se torna o Fogo Sagrado do Universo. A energia do fogo no seu trajeto de retorno ao Tao, se funde pelo calor do amor do coração (o fogo do céu posterior), se unifica e se esvazia saindo pelo coronário(o fogo do céu anterior, o Fogo Sagrado). Sendo assim poderíamos chamar o coronário de ponto do Fogo Sagrado Universal.
Os pontos dos ossos seriam:
5- estrela sem nome – Coronário- limite divisório entre os dois hemisférios cerebrais – Fogo Sagrado Universal – Terra e Céu unificados
1- Osso Occipital- elemento Fogo
2- Osso Frontal- elemento Água
3- Osso Esfenoide direito – elemento Madeira
4- Osso Esfenoide esquerdo – elemento Metal
Desenvolvimento do processo:
Prática Fusão dos 5 Elementos – Neste nível a fusão dos elementos Madeira&Fogo e Metal&Água na terra (no caldeirão), levariam á apenas dois elementos – Água&Fogo.
Práticas Lesser and Great Kan & Li – Aqui estes elementos se acasalam e formam o corpo espiritual.
Prática Greatest Kan & Li – Finalmente, estes dois elementos mais sutilizados, se acasalam definitivamente, criando o Fogo Universal (o Amor Incondicional), a compaixão a única frequência que pode nos levar de volta ao natural – ao Tao.
Você precisa fazer log in para comentar.