Kan & Li – O Poder do Fogo e da Água

A importância do poder do fogo e da água na compreensão da verdadeira espiritualidade ; a harmonia no mundo material e espiritual

A Yoga Taoista ou Alquimia Interna é composta de  8 fórmulas criadas por sábios chineses há milhares de anos atrás. Conhecimento passado por tradição oral, originalmente de difícil compreensão, foi traduzida em uma linguagem moderna e mais simples por Mantak Chia e sua organização Healing Tao. Milhares pessoas em todo o mundo  conseguem hoje praticar essas fórmulas graças ao trabalho incansável dessa organização.

Desde 1993,  estudo e pratico essas fórmulas, tendo me credenciado em 1997 como Instrutora na sede dessa organização em Chiang Mai na Tailândia.  Busquei esses conhecimentos para completar meu entendimento dos mistérios do livro das mutações o I Ching, livro clássico chinês, que me fascina desde que tinha meus 20 anos,  na década de 70.

Na Yoga Taoista estudamos através de 8 fórmulas alquímicas o biomagnetismo  das mutações.

O universo é um cosmo autoregulado por leis naturais e pela energia. A vida foi criada pela  lei e a energia através de suas mutações.

“ Entre o céu e a terra só existe a Lei e a energia. A energia cria a Lei e a Lei regula a Energia. A Lei não tem forma. A forma se manifesta através da energia, e a forma gera o número.”

Quando queremos entender as mudanças e  o destino, precisamos conhecer seus princípios   que criam todas as inúmeras formas diferentes de vida.

Os sábios chineses encontraram em seus estudos,  3 princípios dessas mudanças que regulam e criam a vida.

O Primeiro  Principio 

O padrão único  da formação da matéria e que regula toda a natureza;

O um que gera o dois
que gera o três
gera assim todas as coisas (formas)

Céu – Terra- Homem:  o céu gera a terra que gera o homem
Passado – presente – futuro: o passado gera o presente que gera o futuro
Acima – Abaixo – centro; o que está acima gera o que está abaixo que gera o centro
Mulher – Homem – novo ser (bebês) : a mulher que gera o homem que geram juntos uma nova criança.

A mudança é algo natural e sempre descarta o velho e cria o novo num fluxo infinito.

Para  observarmos esse fluxo de mudanças,  precisamos observa-las de um ponto  referencial constante, de um novo ponto de vista. Esse ponto referencial precisa ser estabelecido e, ele é o que não muda- a não mudança..

 

Segundo Principio das Mudanças

Tudo que existe é formado pela mudança, não há o que mude, só há a mudança.

Os oposto complementares Yin e Yang se alterna; ora yin e ora yang e  assim acontecem as mudanças.

O universo é como um rio em eterno fluxo, sempre mudando, descartando o velho e introduzindo o novo. A mudança é  natural e espontânea. Para um homem observar essas mudanças sem atrapalhar o seu fluxo,  precisa partir de um  ponto referencial constante.  Os chineses nos ensinam que esse ponto referencial constante,   é a não mudança – um espaço vazio interno de onde podemos nos harmonizar e seguir as mudanças sem a interferência de nossa  velha ideia de como compreendemos o mundo.

Este ponto referencial precisa ser estabelecido se queremos criar uma harmonia com os processos da mudança.  Qualquer ponto referencial de onde tentamos compreender as mudanças é possível. Podemos explicar as mudanças   pelas nossas crenças religiosas, pela nossa cultura ou por uma visão cientifica, mas será sempre um ponto de vista que poderá ou não coincidir com as leis naturais pre- existentes ao surgimento da espécie humana na terra.

Para entender essas leis precisamos nos  harmonizar com o ponto referencial que não muda, que não depende da nossa ideia de mundo, do que possamos pensar ou almejar dele. Precisamos de um espaço vazio e aberto para que se revele o fluxo das leis  universais que operam as mudanças.

O ponto referencial do homem comum  se forma  da infância  a condição adulta, e  a partir de sua relação com os acontecimentos da vida. Quando já adulto essa visão do mundo se cristaliza e o torna prisioneiro de uma concepção limitada e pessoal.  Aqui mora a causa da doença da humanidade, e para sana-la, precisamos nos reconectar com a natureza e estabelecer uma nova visão de mundo em harmonia com suas leis.

“ O universo não é uma ideia minha
A minha ideia do universo é que é uma ideia minha
A noite não anoitece pelos meus olhos
A minha ideia da noite é que anoitece pelos meus olhos
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A Noite acontece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.”  Fernando Pessoa

 

Terceiro Principio das Mudanças

O TAO – o caminho, o sentido

As mudanças seguem o caminho misterioso que os chineses chamam de TAO, palavra que não pode ser explicada, mas que significa caminho, pés que andam por um caminho, ou seja; esse novo ponto referencial para entender as mudanças. Então o TAO de cada coisa passa a ser nosso ponto referencial,  e viver no TAO nossa realização ultima aqui na Terra. Nosso caminho espiritual.

O TAO não pode ser explicado nem totalmente compreendido,  ele é um sentido cósmico de tudo que existe e não um sentido psicológico.

Para encontrar o sentido, esse caminho,  precisamos passar por um processo de transformação interna que nos revelará o TAO de cada momento. O Tao cria as mudanças e suas leis e com elas nos ensinam os seus mistérios, mas ele mesmo não é regulado por essas leis da mudança.

Como se processa esse aprendizado?  O primeiro passo é cuidar do cultivo das virtudes básicas, que são frequências de energia e não dogmas morais. Para os taoistas as virtudes são propriedades energéticas, ou seja,  quem é bom emana e irradia bondade. Simples assim. As virtudes são estados de alma e não padrões de comportamento.

Só atingimos o entendimento do Tao pelas virtudes cultivadas.  O livro das mutações o I Ching, julga nossas atitudes e atos usando a qualidade dessas virtudes que são;

A virtude do AMOR que gera o julgamento de SUBLIME
A virtude da SABEDORIA que gera o julgamento da PERSEVERERANÇA
A virtude da JUSTIÇA que gera o julgamento de uma ação FAVORAVEL
A virtude da ATITUDE  CORRETA (bons hábitos) que gera o julgamento do SUCESSO  ( I Ching o Livro das Mutações)

O amor nasce da combinação dos elementos FOGO e AGUA – Kan&Li
A sabedoria vem do elemento MADEIRA
A justiça do elemento METAL
A atitude correta do elemento TERRA

O cultivo dessas 5 virtudes é o objetivo da Yoga Taoista, que se culmina na união mística do fogo com a água em Kan&LI, gerando o verdadeiro caminho espiritual o caminho do AMOR Incondicional, que nada tem a ver com o amor emocional que conhecemos e cultuamos nesse mundo.

Os praticantes das fórmulas  da Yoga Taoista  passam por estágios de desenvolvimento necessários ao cultivo dessas virtudes, que são;

  • Aprendem a transformar emoções negativas em positivas- uma compostagem do nosso lixo emocional feita através da Meditação do Sorriso Interno.
  • Aprendem fórmulas que abrem os vasos maravilhosos, canais energéticos especiais,  por onde essas virtudes podem circular.
  • Aprendem a reverter as energias do FOGO e da ÁGUA para transformar a energia densa e material do nosso corpo em energia pura espiritual – A união mística entre essas duas forças criam um novo corpo  espiritual e imortal nos levando a verdadeira espiritualidade saudável.  Aqui se culmina na  colheita do SUBLIME, da energia  do amor que tudo transforma.

Quando cozinhamos  os alimentos, os transformamos aumentando suas virtudes através do poder do fogo e da água. Cozinhar é um ato alquímico de transformação,  é uma conquista humana muito semelhante ao processo alquímico das fórmulas de Alquimia Interna Taoista.

Temos dentro de nós, como em  tudo que vive, esses dois elementos; o fogo – a energia quente YANG e a água – a energia fria YIN. Uma mora no coração, e a outra nos rins e no sexo. O coração é quente é fogo,  os rins e sexo são energeticamente frios são água.

Aprendemos  a distinguir essas duas temperaturas dentro do nosso corpo, a construir um espaço vazio no abdômen (Tan Tien), em seguida aprendemos a reverter  a energia quente do coração para baixo e a dos rins fria para cima. Quando essas energias se misturam no Dantien do meio criam um vapor, um tipo de energia refinada.

Usamos essa energia para nutrir as glândulas e os órgãos e refinando-os até sua matéria se tornar mais leve e energética. Essa energia refinada é utilizada para criar um corpo mais sutil e suas qualidades nutrem nossas células recuperando nossa saúde natural e  nos tornando longevos.

Essa fórmula quando se completa após anos de pratica, transforma  o homem  mortal em um ser imortal. Esse é o objetivo final de Kan&Li a reversão do fogo e da água, seguindo as leis que criam a vida aprendemos a refazer a nossa e nos curar de toda a doença da humanidade.

Esse é o grande segredo que nascemos para aprender!

No homem comum e em sua vida social e politica, o desequilíbrio desses dois elementos são a causa de todas as doenças,  guerras, calamidades e tragédias..

Estamos perdidos se não aprendemos a lidar corretamente com essas duas forças. As religiões nos contam historias de fim de mundo causado pela energia dessas forças quando desequilibradas.

O mundo precisa das virtudes da água; a tolerância, a compreensão, a pacificação, o equilíbrio –  e do entendimento e amor que é uma virtude do coração, do fogo. Precisamos aprender a  transformar essas forças antes que se se desequilibrem ainda mais trazendo  tragédias e destruição.   O  momento atual pede serenidade e solução do desequilíbrio que nós mesmo criamos ao querer forçar mudanças externas.

Se quisermos melhorar o mundo, vamos aprender a cozinhar energias.  A mudança  se manifesta sozinha pois não há o que mude, só há a mudança, ela se fará, e que seja  uma mudança natural, sem  tragédias ou calamidades.

E que a mudança venha harmoniosa e equilibrada.  E tudo correrá bem!