Tao das Artes


A Ecovila


Nunca desista de seus sonhos, procure realiza-los com paciência e perseverança. O Tao das Artes assim foi criado! Ele nasceu após problemas surgidos no aspecto humano, ao realizar o projeto da Ecovila Viver Simples, um projeto muito bem estruturado e estudado, realizado em 2 anos de compra de terra e bioconstruções belas e simples. Mas não contamos com o problema humano e suas limitações criadas por essa civilização que morre. Após um ano de muito sucesso, divergências entre a visão de mundo dos seus 13 fundadores foram mais fortes do que o sonho tão arduamente construído! A ecovila precisava ser reformulada e iniciamos venda de cotas a novos fundadores.

Enquanto essa venda se processa algo novo nasceu; O Tao das Artes, um projeto sem posses, que usa o poder da inteligência coletiva humana e que surge com as pessoas que com ele se alinham. Ele é livre! Com algumas diretrizes, seu crescimento é natural, orgânico como uma planta, um rio que corre e vai criando seu leito enquanto se forma até que sua força se derrame em um leito que caminha sozinho. A energia daqueles que participam do Tao as Artes vai alimentando o projeto que segue quando a vida assim permite, e repousa quando ela assim decide.

O Projeto


Alguns projetos foram realizados e outros estão nascendo. Atualmente estamos pesquisando a Agricultura Selvagem, o plantio natural que não usa maquinas para o cultivo, e sim o processo natural com que a natureza cria e alimenta as plantas. Baseado nas pesquisas do japonês Masanobu Fukuoka, precursor da permacultura.

Os jovens vão construindo através de voluntariados, o Tao das Artes e, qualquer um pode participar. Nesses anos conseguimos criar uma escola para as crianças que moram no bairro rural de Itamonte em Morro Grande, uma escola especial onde a criança estuda na natureza – o projeto Sementinha.

Desde 2012 acontecem eventos anuais com jovens vivenciando o TAO, enquanto aprendem a aprender artes e ecologia na prática. Chamamos esses eventos de Festival Tao das Artes. E com voluntários estamos no momento construindo nossa sustentabilidade de alimentos. O próximo passo é iniciar oficinas artísticas com a participação de alunos das escolas e artistas renomados de todo o Brasil.

Doações em Bitcoin

O projeto Tao das Artes aceita doações em bitcoin
Enviar para o endereço:
18VgPXtas3oLLXVMiMfXANXrY1XBMha6SS

QR CODE


Os Próximos Passos


1 – Realizar um programa itinerante do Festival TAO das Artes em 5 cidades localizadas na Serra da Mantiqueira. Cada edição do Festival acontecerá numa estação do ano e será tematizado com os 5 elementos da natureza (terra/alto verão, metal/outono, água/inverno, madeira/primavera, fogo/verão) apresentando oficinas / laboratórios / palestras / shows / performances nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais e mais. Cada festival temático tomará como fio condutor e eixo curatorial o elemento da natureza associado á referida estação do ano.

2 – O resultado das oficinas (esculturas, obras audiovisuais, musicais, performances e outros) serão doados às comunidades beneficiadas pela intinerância.

3 – Cada oficina terá 3 colaboradores e até 45 aprendizes. Cada oficina terá a duração de uma semana e o festival de um final de semana.

4 – Escolas locais serão convidadas para participar – aprendendo e ajudando a construir como coempreendedores.

5 – Criação de uma fabriqueta para renda das mulheres de Morro Grande para produzirem material de divulgação; camisetas, artesanatos, jogos americanos, bordados, lembranças com os temas das oficinas e laboratórios.