Doença & Saúde na Visão Taoista

Doença& Saúde & Cura  na visão do Taoísmo Prático

 

 

Ely Britto
Instrutora Senior de Alquimia Interna Taoista
Healing Tao Foundation
Chiank Mai Tailândia

www.healing-tao.com.br

 25 de Agosto de 2015

 

 

“Será que podemos conviver sem conflitos com a clássica definição de doença? Nos dias atuais tendemos a considerar doença tudo que foge ao controle, tudo que desobedece aos pretensos ideais de perfeição a que nos impomos. Hormônios no climatério atendem aos ideais de lucro e controle do mundo contemporâneo.” 

Dr Paulo Canela
Obstetra  e professor

 

 

Esse texto é dedicado a todas as pessoas que foram diagnosticadas com câncer ou outra doença ainda incurável, e para os que querem escolher ter Saúde! Que possa ajuda-las a tomar as rédeas de sua vida!

Médicos cuidam de doenças e a natureza cuida da saúde!

 

Muitos anos trabalhando com pessoas “doentes”, e ouvindo Dr. Paulo Canela desafiar o conceito atual de “doenças “, me convenci que precisamos partir da mudança desse conceito para entendermos as fases do movimento da energia  que chamamos de “ doença”  e sua cura. Somos partes de uma ideia de mundo, de crenças que moldaram nossa forma de ver as coisas, se aprendemos a desafia-las poderíamos criar uma inteligência coletiva, e uma nova civilização nasceria.

Como você entende isso?  Caso consiga compreender, vai conseguir ser livre e entender as propostas que faço nesse artigo, e poderá se curar sempre de qualquer doença, mesmo as ditas incuráveis.

Na visão taoista doença é um fenômeno passageiro de desequilibro das energias vitais que movem seu corpo e o alimentam. Pertencemos a um COSMO auto organizado, nosso corpo é um mini COSMO, que segue as mesmas leis que regulam tudo o que existe, das galáxias, nebulosas aos micro organismos. Essas leis são simples e exatamente por serem simples são complexas.

Vivemos – e Vida é energia pura em movimento, o TAO é o caminho da energia e todos nossos deuses, inclusive o católico, protestante, mulçumano, judaico, são representações desses movimentos da energia,  nunca sua fonte. Nossas emoções tanto negativas como positivas são deuses ou energias em movimento. Essa dualidade positiva negativa, noite dia, homem mulher, são necessárias para a vida existir, sem ela temos o vazio, a eternidade atemporal que permeia e transcende essa dualidade e é a verdadeira fonte da VIDA.

 

Compreendendo que precisamos mudar nosso conceito (crença) do que seja DOENÇA, vamos ao que interessa;

Na década de setenta tive um mentor musico, incrível mente criativa, e sempre conectado com o COSMO e suas leis: Walter Smetak, um suíço que morava na Bahia e tocava violoncelo na orquestra sinfônica da Bahia. Ele sempre me dizia que havia uma harmonia nas esferas e a natureza é criada pela ressonância desse tom cósmico, e que havia no mundo 3 ciências que se o estudioso se aprofundasse nelas se iluminaria e citava; A MATEMATICA, A MUSICA E A MEDICINA. Os 3 Ms como ele as categorizava. Essas ciências seguem em sua essência as fórmulas que criaram a vida e por isso o aprofundamento em seus conhecimentos levam os pesquisadores a compreender essa essência da vida, autorregulada pela simples formula que rege a energia e a VIDA.

Os verdadeiros médicos, músicos e matemáticos, conhecem a essência da natureza. Como reconhecer o verdadeiro médico, músico e matemático? Os que reconhecem essa essência e em sua especialidade trabalham com ela? Cito alguns fatos que podem ajuda-los a reconhecerem esses especialistas iluminados;

Os verdadeiros médicos, músicos ou matemáticos reconhecem e se maravilham com o poder de regeneração natural do corpo, e a força natural que chegam prontas em seu trabalho!

Ex; em uma difícil cirurgia em que só se descobriu o que realmente estava acontecendo no corpo da paciente durante a operação. Ela estava com uma infecção tomando antibióticos fortíssimos há uma semana e a febre não cedia. Os exames feitos com ressonância magnética nada acusaram, mas durante a cirurgia se percebeu que havia um tumor enorme cheio de pus do tamanho de uma laranja perto dos ovários. O intestino grosso  da paciente, para impedir que ela morresse de infecção generalizada, desceu do seu local anatômico e abraçou a bola de laranja para evitar que ela explodisse, o que seria fatal para a paciente. Os antibióticos não poderiam dar conta de tanto volume de pus.

Terminada com sucesso a operação, leia o comentário da obstetra: ” Que maravilha é o corpo! Ele nos protege com suas manobras inexplicáveis para manter a VIDA!  “

Outro qualquer iria se autopromover ou mesmo fazer apologia da maravilha dos medicamentos modernos servindo assim as corporações que fabricam remédios.

Um verdadeiro músico se maravilha com o fato de suas criações chegarem prontas a seu ouvido, como dizia Bach; “Eu tropeço nas minhas musicas já prontas todas as manhãs quando saio da cama.”

Um verdadeiro matemático responde assim a pergunta de como criamos os números: “Não fomos nós que criamos os números, foram os números que nos criaram.”

Essas pessoas reconhecem a atuação do movimento do TAO, o movimento da energia autorregulada, já presente no universo e que se manifestam como fases de doença ou de saúde.

Essa é a  visão taoista da vida,  das doenças, das curas  e seus mistérios!

 

Doença & saúde& cura no corpo

(mesmo para o câncer e as doenças ainda incuráveis)

 

Temos um corpo, o estado de saúde do corpo é o equilibro no fluxo de suas energias internas que naturalmente o realizam quanto temos uma alimentação natural, não industrializada e acreditem, se moram em uma casa com quintal sem cimento, as ervas que podem ajudar seu corpo nesse função de busca do equilíbrio, nascem naturalmente e são chamadas de “ervas daninhas” .  Uma naturopata famosa  perguntou a um raizeiro,  que ervas deveria plantar para sua cura, ele respondeu “ Não precisa plantar nada, use as ervas que naturalmente crescem em seu jardim. Faça chás ou sucos verdes com elas”.  A doença do corpo é um alerta que deve ser ouvido e equilibrado por mudanças em nossas vidas. Restabeleça a saúde do seu corpo antes que esse alerta vire uma doença séria. Mude seus hábitos alimentares e motores.

Exercícios que ajudam; Qigong, Tai Chi, Pilates, Técnicas de Alexander, yoga ou as formulas de alquimia baixar aqui gratuitamente o Video das 8 posturas da Camisa de Ferro  http://healing-tao.com.br/o-intertao/materiais/

Doenças & Saúde Emocional

Todos os dias nosso emocional é invadido por emoções fortes que são negativas o positivas, elas criam toxinas ou endorfinas que podem ser venenos ou químicas curativas pelo nosso sistema endócrino. Acreditamos que nossas emoções são causadas por fatores externos. Acusamos o outro por elas. Em verdade nossas emoções são nossa reação a esses fatores.  Sobre essas reações temos o poder de neutraliza-las ou sair de perto desses fatores mudando o local onde moramos, trabalhamos ou mesmo nossa profissão caso não possamos administrar essas reações ou transforma-las em emoções positivas. Há casamentos mortais, empregos mortais, residências localizadas perto de emissões de energias perigosas e vizinhos mortais. Mude essas circunstâncias, escute o alarme se sua doença emocional exorcize-as em sua origem, pare de exercita-las! Emoções negativas são alertas de que seu corpo foi invadido por toxinas que precisam ser modificadas para que se restabeleça seu equilíbrio natural. Ajuda nesse equilíbrio as técnicas da psicologia positiva; coaching, PNL, meditar na natureza e fazer todos os dias a Meditação do Sorriso Interno baixe gratuitamente o áudio aqui; http://healing-tao.com.br/o-intertao/materiais/

 

Doenças & Saude Mental

Tudo começa aqui com nossas crenças e visão de mundo e a forma subconsciente que aceitamos diagnósticos, explicações e culpamos os outros por coisas sobre as quais temos o livre arbítrio de dizer não ou sim.

Não acredite em nada, saiba mais sobre tudo, desafie suas crenças e posicionamentos na vida. Mude altere as circunstancias coagindo com elas com sua sabedoria. Escolha o positivo em sua vida, seja ele qual for! Use sua coragem na benevolência da vida para tomar atitudes frente a situações escravizantes em que sua ignorância e visão estreita do mundo a coloca. Mude de vida!

Infelizmente aqui somente sua vontade pode ajudar, e muitas vezes a escolha de um caminho espiritual para seguir, seja qual for, se você o escolheu, faça dela seu caminho e aprenda com a natureza e seus mistérios que tudo está aqui, que a eternidade não é temporal, ela é atemporal e disponível para os que SABEM, e não disponível para os que apenas ACREDITAM.

Em uma entrevista perguntaram a Carl Gustav Jung se ele acreditava em Deus, sua resposta?

“Não acredito, EU SEI!”

Trabalhei há muitos anos atrás com uma jovem mulher  cansada do câncer progredir e já com metástase de um câncer nos seios, que se transformou em um Melanoma de quarto grau, deixou a medicina e sem ninguém para orienta-la passou a seguir as orientações do I Ching. Fui a interprete que ela escolheu para traduzir os conselhos que ia obtendo em suas consultas.

Ficou nesse processo comigo durante dois anos, e me espantei com sua cura desse câncer quando decidiu se separar de um casamento mortal, a saída de um emprego muito bom como auditora de um banco, escolhendo voltar para a dança que era sua paixão e escolhendo a felicidade de viver no lugar de atender as expectativas da família e da sociedade. Ela escolheu VIVER e não SOBREVIVER.

Caso queira saber se o caminho que está seguindo é doente ou não, se pergunte; Esse caminho tem um coração, me faz feliz?  Se a resposta for sim, esse é o caminho certo para vencer as doenças todas e reconstruir a saúde e o equilíbrio que a saúde espelha!

Com o I Ching o Livro das Mutações aprendemos que O TAO fala com os homens no trigrama da ALEGRIA, do ser feliz custe o que isso custar, mesmo pagando o preço da  dor da mudança para atingir a felicidade! Mesmo que desagrade a quem você ama!

Médicos em geral e Seguro Saúde cuidam das doenças que você mesmo não cuidou, nunca deixe de procura-los quando falhar em administrar sua saúde.

 

“ O TAO está perto mas os homens o procuram longe.
O TAO é o fácil,  mas os homens amam e escolhem as dificuldades.”

Sábio anônimo