Cultivo Feminino – Um Entrevista com Eva Wong

Por Sara Shepheard

Em uma recente viagem à Inglaterra Eva Wong passou uns dias visitando o Diretor da Associação Taoista, Shi Jing e durante sua estada ela gentilmente concordou em falar conosco sobre o tópico da pratica taoista feminina. A pratica taoista feminina é um tópico frequentemente omitido nos livros de prática Taoista e existe muita confusão em relação a diferença entre o cultivo feminino e masculino e como a prática feminina deve ser modificada para se adaptar aos seus ciclos. Eva tem praticado o taoísmo desde menina e tem um impressionante conhecimento sobre o assunto. Nós somos muito gratos à ela por ter compartilhado um pouco do seu conhecimento conosco.

P. Eva você poderia nos dizer como o cultivo feminino difere do masculino?

Existem quatro estágios de cultivo para todo mundo. O primeiro estágio é a construção das fundações, que implica em se preparar para o segundo nível que é aquietar mente e fortalecer o corpo. O terceiro nível é a circulação da energia e o quarto nível é o retorno ao Tao .

No início, o cultivo é muito similar para homens e mulheres, porque temos os mesmos desejos e as mesmas atitudes e no começo nós trabalhamos com as atitudes. Ambos, homens e mulheres precisam trabalhar com as atitudes que tem para consigo mesmo, para com as pessoas, e para com o caminho do cultivo.

Entretanto quando chegamos no segundo nível do cultivo chamado fortalecimento externo, notamos que os caminhos do cultivo começam a divergir para homens e mulheres. Você provavelmente sabe que o cultivo taoista é também chamado de arte da longevidade, e arte de cultivo do corpo e da mente, e como homens e mulheres tem uma estrutura corporal e uma estrutura energética diferente ( do Chi) seria lógico deduzir que há diferenças quando começamos a trabalhar com nossos corpos e energias.

Nesta etapa, quando trabalhamos no corpo físico, para seu fortalecimento externo, nos homens a força é mais importante porque os ossos dos homens são maiores. Meus professores me dizem que nesse nível de treinamento os homens geralmente precisam trabalhar a flexibilidade, já que seus tendões são mais tensos Os tendões das mulheres são flexíveis, mas seus ossos não são fortes. Por isso no nível do fortalecimento externo, as mulheres devem e desenvolver ossos fortes e isso envolve Tao Yin e exercícios calistênicos, principalmente os exercícios de mudança de suporte de carga dos tendões, colocando mais a força de apoio nos ossos. Não estamos falando aqui em apenas construir músculos, estamos falando sobre exercícios de suporte de carga para fortalecer os ossos.

P. Então o Tai Chi seria um bom exercício para as mulheres fazerem nesse estágio?

Tai chi e artes marciais seriam boas. Os homens então precisam naturalmente construir flexibilidade. Os exercícios calistênicos são muito bons para isso. De fato se você olhar para os exercícios do Tao Yin , muitos deles são exercícios de flexibilidade, e pela história do Tao yin não é de se surpreender que ele foi primariamente desenvolvido para os homens, porque a maioria dos praticantes naquela época eram homens. Nos tempos modernos existem mais mulheres praticando e as mulheres geralmente precisam construir ossos fortes e para isto precisam de um tipo de treino que embora enfatize a flexibilidade, também desenvolvam ossos fortes.

P. Quais são os problemas físicos que as mulheres podem encontrar quando iniciam a meditação sentada?

Quando as mulheres começam a meditar, muitos dos problemas estão aqui (Eva indica a região espinhal lombar) é lá que ela sente tensão. Isto porque se você observar como o corpo da mulher é estruturado, tem a parte superior do corpo, vem a cintura, e depois vem o quadril, parece uma ampulheta e para tudo isso se abrir, para que essa área fique menos dolorosa ao se sentar, estes ossos (Eva indica a àrea atrás da cintura) precisam abrir para que o corpo se torne mais reto. Nos homens tudo é reto, então eles precisam expandir uniformemente a região abdominal para que o tan tien possa afundar. O Tan Tien das mulheres é maior, mas é como uma boca garrafa que precisa ser expandida. Por isso as mulheres geralmente têm dor na região lombar quando começam a meditar, e os homens têm dor nas juntas dos quadris.

P. O que acontece no terceiro estágio do cultivo?
Agora quando se chega ao estágio de circulação de energia, que é o terceiro estágio do cultivo, as diferenças entre homens e mulheres se tornam ainda mais obvias porque você esta lidando com o ching, chi e shen. Aqui neste estagio o Ching e o Chi, tanto em sua forma externa quanto em sua forma pura são bem diferentes para homens e mulheres, resumindo; para os homens o ching em sua forma externa é o liquido seminal e para as mulheres sua forma externa flui para fora como sangue no seu ciclo menstrual mensal. É por isso que nos textos Taoistas o chi é descrito como a ‘àgua do homem’, e o ‘sangue da mulher’. Estas são as formas externas do ching. Por isso quando as mulheres estão praticando neste estágio energético, precisam se tornar consciente de seu ciclo menstrual, de quando ocorrem, e praticar a meditação e o tao yin de modo diferente nesses períodos. Na escola Hua shan, eles recomendam que durante o ciclo menstrual as mulheres não devem focar no tan tien inferior quando meditam. Eu acredito que isso também é verdade para a escola Chuan Chen e provavelmente para todas as escolas que lidam com alquimia interna. Isto porque a meditação é um meio de coletar energia interna e como o ciclo menstrual é a época que você perde energia interna, essa é a época em que quanto mais você coleta energia mais você expele. Não é apenas uma perda de tempo coletar energia neste período, você também pode acabar expelindo mais energia do que coletou.

P. Então as mulheres não devem meditar durante o seu ciclo mensal?

Meus professores dizem que se o corpo tem cólicas e se você se sente desconfortável não tem porque se sentar para meditar, spere até o desconforto passar. Não precisa forçar o seu corpo em posições desconfortáveis. De qualquer forma, uma vez que o ching tenha sido refinado, (para a mulher o ching se tranforma em vapor e é armazenado ao redor dos seios), neste estagio elas não precisam se preocupar com isso, para o homem ele é armazenado na área ao redor dos rins. Existe ainda uma outra diferença entre homens e mulheres na parte da circulação da energia na órbita microcosmica; as mulheres começam a circulação da energia no bico dos seios, os homens na parte inferior do abdômen.

P. É seguro para as mulheres amamentarem se elas estiverem nesse estágio do cultivo?

As mulheres armazenam a energia nos seios, especialmente as que amamentam crianças vão perder um pouco daquela energia, contudo a amamentação estimula o seio e assim elas podem cultivar energia muito melhor que os homens.

Eu acho que é importante para as mulheres entenderem que sua forma de circular energias no corpo é diferente da dos homens. Elas devem praticar para que se tornem mais conscientes das mudanças que ocorrem em seu corpo e assim não terem medo quando certas experiências acontecerem. Eu acho que esse tipo de informação é importante porque há muitos comentários falsos sobre o que acontece quando as mulheres tem seus ciclos menstruais. Também há muita informação errada sobre a interrupção do fluxo menstrual, chamado de ’matando o dragão vermelho’ que quando acontece, significa que o corpo da mulher retornou à puberdade e não há nada a temer a este respeito. Eu penso que o medo acontece quando existe ignorância e quando existe má compreeensão, mas se a mulher tiver um bom entendimento do processo e dos diferentes estágios da pratica, elas podem esperar o que vai acontecer, e quando acontecer, podem lidar com isso de uma forma mais sensata.

P. Então quando as mulheres entram na menopausa e o seu sangramento mensal para, isso significa que elas acabaram com o seu ching?

Sim. Menopausa de acordo com a alquimia interna Taoista é o sinal que o ching externo foi gasto e ele precisa ser re-coletado e re-introduzido no corpo. Nós sabemos de fontes médicas que a menopausa é realmente o sinal de que a saúde da mulher está começando a declinar porque é quando a osteoporose e o risco de câncer de mama e outras doenças começam a ser mais diagnosticadas nas mulheres. Isso acontece porque elas perderam e depauperaram o ching, na menopausa, a mulher precisa aprender então, a trazer de volta a energia dos ossos. As mulheres mais velhas, precisam trabalhar muito mais duro no desenvolvimento da força óssea, porque é da mêdula óssea que elas vão recuperar o ching que perderam. No treino taoista assim que essas mulheres recuperam o ching seu ciclo menstrual recomeça.

P. É mesmo?

Sim, o ciclo menstrual vai retornar e então elas devem novamente ‘matar o dragão vermelho’. Os textos taoistas dizem que a mulher que passou pela menopausa deve re-introduzir o fluxo e então matar o dragão. Quando o fluxo retorna e ela o para, ai então o cultivo do ching está completo.

P. As mulheres devem praticar durante a gravidez?

Meu professor me disse que não existe nenhum problema a mulher praticar durante a gravidez.

P. Você ainda deve manter o foco no tantien inferior durante a gravidez?

Você deve fazer as práticas da maneira que você usualmente faz, mas a grande diferença é que você não deve se agachar muito e nem empurrar tão forte quando fizer os calistênicos e os exercícios físicos. Quanto a meditação, muitas mulheres continuam meditando até o parto.

P. Como a gravidez afeta o ching da mulher?

A gravidez gasta o ching da mulher. Muitas pessoas perguntam como casais que estão querendo filhos devem praticar. Bem toda vez que o homem ejacula ele perde energia. Quando você faz um bebê, aquela energia é usada para fazer o bebê. A questão surge quando você quer ter bebês enquanto cultiva? Poucas pessoas irão tomar a decisão de não ter bebês, no entanto isso é o ideal. Mas se você tiver filhos você deve entender que a mulher perde muita energia depois que dá a luz, ela deve então procurar maneiras de recuperar aquela energia perdida, que pode ser conseguido com a ajuda de ervas ou com muito mais trabalho com o cultivo. É muito importante recuperar de volta essa energia.

P. Quando uma mulher chega ao terceiro nível da meditação, o que acontece quando ela começa a mover a energia na órbita microcósmica, o ponto de partida seriam os seios e deveriam enviar dali a energia para baixo até o períneo e então pelas costas?

Sim, mas não existe apenas um caminho possível, existem diferentes caminhos da circulação micrósmica, não é sempre para cima de um lado e para baixo do outro.

P. Então como deveria ser o padrão da circulação com a respiração?

Apenas de vez em quando a órbita microcósmica se move ligada à respiração. No começo pode acontecer, mas esse é um tipo muito externo de respiração, e é o mais elementar. Muitas vezes o chi não segue a respiração, ele flui por vontade própria. Ai então a respiração segue o chi e pode acontecer de não estarmos conscientes da respiração e a órbita microcósmica continuar circulando. Não existe uma única forma dela fluir e creio que isso tem sido mal compreendido através dos tempos. Subir pela coluna e descer pela frente são apenas uma das maneiras dela fluir, mas não e a única forma.

Em seu nível externo a órbita microcósmica se move pela respiração, mas em um nível mais puro, ao nível do céu anterior, ela se torna mais associada ao vapor, que não é realmente a respiração, é apenas energia dentro do corpo. Muitas vezes a circulação é sem forma porque o Tao é sem forma. Se você pode sentir a energia chi movendo-se de certas maneiras isso não é o Tao em você, é apenas uma emanação do Tao em você.

A chave para se abrir os tan tiens, os centros de energia na frente do corpo é abrindo os três portais nas costas. O portal inferior é o ming men, se você o abrir então você abriu o tan tien inferior, se você abrir o portal do meio então você abriu o tan tien do meio e se você abrir o portal superior você abriu o tantien superior, Você os abre pelas costas, nunca deve abri-los pela frente. Se você tentar abrir pela frente você estará forçando o chi. (nota tradução; os portais das costas são: o ming men, o T5-6 e o Travesseiro de Jade)

P. Quais são as diferenças entre homem e mulher no último estágio de cultivo?

No último estágio não existe diferença entre homem e mulher porque você esta retornando ao Tao, então diferenças de gênero desaparecem completamente, tanto faz se são diferenças fisiológicas ou sociais, elas desaparecem. É por isso que quando o corpo está em um alto nível de prática, os quadris maculinos começam a se parecer com os femininos e a espinha começa a mudar. Para a mulher, a estrutura óssea ao redor da cintura muda e alarga como a masculina, então as diferenças começam a acabar.

O mesmo acontece com as crianças pequenas, não há muita diferença estrutural entre o bebê masculino e feminino, a única diferença são os órgãos sexuais.

P. As mundanças que você precisa fazer em sua prática, enquanto avança de um nível para o outro são intuitivas?

Não elas nem sempre são intuitivas. Você precisa aprender e é por isso que é tão importante ter um professor para te mostrar, porque o professor pode observar o seu nível de desenvolvimento e recomendar o que você precisa trabalhar.

P. Você acha que geralmente as mulheres tendem a viver mais do que os homens?

Sim as mulheres vivem mais do que os homens porque os homens têm um grande problema em manter a flexibilidade da espinha e como resultado, os homens tendem a ficar rígido com a idade. As mulheres têm espinhas muito mais fortes porque precisam carregar o feto, o problema das mulheres é possuir ossos mais fracos, com a idade elas começam a ter osteoporose, e os homens não. Mas acho que geralmente os homens, em nossa sociedade, têm uma atitude mais agressiva que trava o médio tan tien, as mulheres sendo menos agressivas acham mais fácil manter essa abertura. Na antiga China, as mulheres também viviam mais do que os homens, a principal razão para isto é que os homens usam muito do seu ching, eles usam muito sua energia geradora (indulgência sexual), a mulher usa menos.

As mulheres também são mais ativas fazem o trabalho de casa, cuidando das crianças etc. E geralmente fazem muito mais exercício enquanto os homens são muito mais sedentários. Eles não andavam muito na antiga China e não faziam exercícios, por isso acabavam vivendo uma vida curta. Hoje em dia devido aos conhecimentos da medicina ocidental e da higiene, as pessoas vivem vidas mais longas, mas porque têm atitudes menos agressivas, as mulheres são menos estressadas, e por isso geralmente elas são mais saudáveis que os homens.

P. É interessante quando você diz que porque os homens são mais agressivos têm bloqueio no médio tan tien, porque na nossa sociedade dizemos frequentemente que as mulheres são mais abertas que os homens.

Sim mulheres têm menos problemas com bloqueios no médio tantien. Elas também, em diversos aspectos, tendem a ser mais aberta que os homens. A estrutura do quadril das mulheres é mais aberta porque elas carregam o feto, quando as mulheres praticam, são mais capazes de se adaptar a postura sentada. Leva um longo tempo para que os homens se tornem abertos nos quadris e possam se sentar confortavelmente. As mulheres acham isto muito mais fácil.

P. O Tao Te ching diz retorne para o Tao, mas mantenha o yin. O que isso quer dizer?

Sim mantenha o Yin, o vale do espírito. O vale do espírito é a receptividade. É importante manter o espírito equilibrado. As mulheres são meio yin e meio yang os homens são meio yang e meio yin. Se você observar os trigramas do I Ching que representam homens e mulheres verá que os homens são ‘Li’ que tem uma linha sólida no topo, e uma linha quebrada no meio e uma linha sólida embaixo – duas partes yang e uma parte yin. Para as mulheres o trigrama é K’an que é duas partes yin e uma parte yang. Então as mulheres são macias por fora, porém muito fortes por dentro, os homens são muito fortes por fora, porém macios por dentro.

As mulheres frequentemente não entendem que elas tem a força dentro e que só precisam treinar para que possam ser suaves fora. A força interna da mulher é algumas vezes confundida com resistência. As mulheres persistem em um projeto por muito mais tempo que os homens. Os homens então precisam praticar e treinar a maciez interna. Muitos homens não entendem isto, eles geralmente mostram a força, a iniciativa, mas a maciez interna não é usualmente comprendida porque vivem construindo esta imagem de agressão e força, e não possuem dentro a suavidade necessária para dar suporte a esta força. Em certo nível a maciez é simplesmente a aceitação das coisas, aceitar que você pode estar errado. Deve-se fazer tudo para acertar, mas deixando a possibilidade de admitir que você pode estar errado, Os homens têm muita confiança em si mesmo, porém muito menos segurança. As mulheres geralmente têm mais segurança, porém muito menos confiança em si mesma.

P. No Taoismo você cultiva o yin primeiro?

Sim, o Ching que se localiza no tan tien inferior, é Yin porque é líquida. Quando você cultiva o yin significa cultivar o ching no tan tien inferior. O ching se torna vapor e se move para cima, para o médio tan tien onde se mistura com o chi. O chi que se localiza no médio tan tien é a energia yang porque é vapor e o fogo sempre é yang.

P. Existe alguma coisa que pode ser perigosa no cultivo Taoista?

Sim, quanto mais profundamente você cultiva e há mais tempo, mais perigos podem aparecer. Para um iniciante não tem muito perigo porque o corpo é pouco flexível e a circulação de energia não está muito fluida. O nível de cultivo intermediario é o que apresenta mais perigos. O perigo número um é o desejo, quanto mais alto você vai mais prejudicial pode ser, mesmo que seja um único pensamento. Eu vou te contar uma das histórias que o meu professor me contou, e é uma história verdadeira. Meu professor uma vez teve um aluno, cerca de 13 anos atrás em Hong-Kong, que era muito bom. Ele começou o cultivo quando tinha cerca de 8 anos, antes da puberdade. Esse estudante era muito talentoso e muito inteligente ele entendia e aprendia tudo muito rápido, quando tinha 12 ou 13 anos seu professor disse “você vai me superar no cultivo algum dia!” Ele começou a usar esse estudante para ajudá-lo a ensinar e quando o garoto tinha cerca de 17 ou 18 anos o professor disse que ele podia ir e ensinar sozinho.

Naquela época os vilarejos na área rural em Hong-Kong, onde o mestre e o estudante estavam vivendo, eram muito pobres e não existia nenhum tipo de tentação. Não existia nem luz eletrica, você tinha que pegar àgua do poço e lá não havia luxo. Quando o estudante começou a ensinar mais pessoas, ele começou a se aproximar de Hong-Kong. Naturalmente os estudantes se aproximavam dele trazendo suas namoradas e ele acabou conhecendo a vida noturna, restaurante, carros velozes, conheceu o luxo e começou a ser atraído para estas coisas. O seu professor lhe disse que tomasse muito cuidado com o perigo do desejo sexual porque, veja bem, esse garoto nunca tinha derramado nada do seu ching, desde que ele era um garoto ele coletou e cultivou seu ching, o mestre disse a ele “se você um dia chegar nessa situação onde você pode perder isso você irá danificar sua saúde, você pode ate mesmo morrer”. Mas o estudante não acreditou no mestre e uma noite ele levou uma mulher ao seu quarto e dormiu com ela. Teve então uma grande descarga seminal e então percebeu que não podia mais parar a descarga. Foi ao banheiro urinou e todo o fluido saiu. Então ele voltou para a cama caiu e morreu porque perdeu toda a sua energia geradora de uma só vez! A energia era tão forte que ele não conseguiu para-la. Era como uma fonte aberta que se abriu e não conseguia mais fechar, e toda sua vida fluiu para fora.

P. Mas isso aconteceu somente porque ele tinha um certo nível de cultivo?

Sim, ele atingiu um nível extremamente alto, mas deu um passo em falso e morreu. Este é um dos problemas mais sério. Outro problema menos sério que escutei do meu professor é sobre pessoas se tornando psicóticas porque tentaram forçar a energia a circular. Tentar forçar resultados é perigoso. Algumas pessoas que eu conheço em Hong-Kong estavam praticando a órbita microcósmica e forçaram a energia, eles forçaram a sua circulação, forçando a respiração e ficaram loucos. Tornaram-se psicóticos e foram internados em hospitais de doentes mentais. Então é isso que pode acontecer se você forçar as coisas.

P. Quais são os perigos nos níveis iniciantes?

Nos níveis iniciantes existem alguns perigos, como, por exemplo, meditar por algum tempo e depois gastar toda a energia que gerou com a pratica em farras e noitadas. Isso também é um perigo, mas é um perigo diferente daqueles outros que falei acima, neste, ao fazer farras, você perde toda a energia que trabalhou para ter. Eu tenho encontrado praticantes da yoga sexual que terminaram criando pedras nos rins porque tentaram puxar com força o ching de volta aos seus corpos logo depois da descarga (segurar a ejaculação mecanicamente). Fazer isto sem um instrutor é sempre perigoso.

P. Você deve parar toda a tividade sexual?

Se você praticar os exercícios para o corpo e a mente da maneira apropriada, é aconselhável conservar a sua energia sexual. É recomendado que você não a perca, e quanto mais você é capaz de parar o seu desejo sexual menos desejo sexual você irá ter, mas se tentar reprimir o desejo sexual, não terá sucesso e mais você irá desejar! Existe muito pouca gente capaz de eliminá-lo completamente, então o melhor é compreender a necessidade de conservá-lo. Procure compreender que é para o bem de sua própria saúde que você está fazendo isso.

P. Qual seria o seu conselho para se manter afastado do perigo?

Meu conselho sobre isso é algo que meus professores sempre me disseram. Primeiro comece sempre transformando suas atitudes. Essa é a coisa mais segura a ser feita, e a mais importante, porque todos os perigos vêm de uma atitude incorreta. Então trabalhe sempre aquietando a mente e esvaziando o desejo. Se você for capaz de fazer isso acaba o risco e os perigos dos níveis superiores. A segunda coisa é não forçar resultados. Eles precisam acontecer naturalmente, você não pode forçar o fluxo do chi apenas imaginando-o ou tentando direcioná-lo. Forçar as coisas não é o caminho Taoista. A terceira coisa é sempre praticar sob supervisão. Nunca siga sozinho o caminho. Não pense “Eu irei ler alguns livros e então poderei fazer as coisas do meu jeito” porque essas coisas são perigosas e sem a supervisão de um professor qualificado elas podem ser muito perigosas. Você precisa achar um professor e ser supervisionado.

P. Existe alguma coisa mais sobre o cultivo para mulheres sobre o qual não falamos?

Uma coisa que é frequentemente negligênciada sobre o cultivo para mulheres é a ajuda dos parentes e amigos. Muitas mulheres acham muito difícil ir para as aulas porque elas precisam ficar em casa para cuidar das crianças e frequentemente os maridos não as deixam ir. É mais normal para um homem sair a tarde ou no final de semana. As mulheres precisam de amigos que possam cuidar das crianças, e um marido que esteja preparado para cozinhar por uma tarde, para que ela possa ir. Ajuda muito contar com pessoas. Eu acho que a família e os amigos precisam respeitar as necessidades espirituais da mulher e permiti-la fazer seu cultivo.

Eva muito obrigado.