Ativando a Fonte Borbulhante

Este exercício ativa o ponto R1 que capta a energia original da terra, faz a energia quente baixar e o Chi saudável circular em seu corpo. Todas as vezes que sentimos energia quente na cabeça ou na região acima da cintura, devemos nos concentrar neste ponto, que se localiza na sola dos pés, para esfriá-la.

Na apostila de vocês tem um desenho exato deste ponto, o nome do ponto esta escrito K1. Que em Inglês significa Kidney point. A primeira vez que senti este ponto eu estava seguindo a risca o que o meu instrutor me mandava fazer, e ele havia me pedido para manter minha atenção constantemente neste ponto. Era um dia de domingo e fui para a chácara de uma amiga com suas filhas adolescentes. Começamos a brincar de baleado, (uma brincadeira com bola), eu estava descalça correndo na grama e concentrada na sola dos pés, quando de repente uma onda de energia fria invadiu todo o meu corpo. A sola de meus pés parecia ter ouvidos, bocas, nariz era como se eu pudesse sentir o universo inteiro pela sola dos meus pés. A sensação era de um bem estar indescritível. Naquele momento, eu soube mais tarde pelo meu instrutor, que naquele momento eu havia restabelecido toda minha energia original.

“Para ativar o ponto da Fonte Borbulhante precisamos sintonizar nosso corpo com nossa respiração e mente. Para sintonizar o corpo, precisamos soltar e arriar o maxilar, o pescoço e os ombros. O relaxamento destas partes desbloqueia e suaviza o fluxo dinâmico da circulação do Chi, que estava sendo impedido pela tensão nestas áreas. Ao mesmo tempo precisamos agarrar o chão com os pés, mas de uma forma suave e firme, e soltar o peso do corpo sobre as solas dos pés. (postura abraçando a arvore)

Devemos respirar o mais naturalmente possível, expire demorando mais do que quando inspira, torne a expiração seja bem mais longa do que a inspiração para que o Chi atinja as partes mais baixas do abdômen e circule livremente. Ë importante não prender a respiração ou forçá-la. Deve-se respirar, suavemente, profundamente, devagar e naturalmente.

A mente/intenção deve estar focalizada no ponto da Fonte Borbulhante. Quando você agarrar o chão com os pés e sentir este ponto se abrir, suavemente coloque todo o peso do seu corpo sobre este ponto. Coloque toda sua atenção nas sensações que vêm deste ponto. Não procure visualizar ou pensar neste ponto e sim, sentir unicamente as sensações que vem dali. A energia Chi vai naturalmente descer e ativar este ponto com um poder sutil.

Todo este processo deve ser realizado em apenas três respirações. Observe depois como ficou sua energia interna, se ainda se sentir quente ou se esquentando, repita todo o processo. Procure praticar isto durante todo o dia, enquanto estiver nas filas de bancos ou esperando em pé algo na rua até começar a sentir uma energia fria subir e se irradiar por todo o corpo. Após alguma prática você vai perceber que estará permanentemente concentrado neste ponto sentindo a sensação de uma fonte nascendo e borbulhando na sola dos seus pés, sentirá que esta sensação estará presente em todas as suas atividades. . A energia que sobe daí, é fria, agradável e extremamente curativa.

Esta pratica vai fazer com que a energia Shen desabroche no seu coração e se irradie para todos os órgãos e partes do corpo, regendo os órgãos como um maestro talentoso, criando uma harmonia maravilhosa interna que vai refletir a harmonia de todo o universo. Toda doença é uma desarmonia energética quente e toda saúde nasce deste estado harmonioso fresco interno, criado por este exercício simples.