Os bebês desenvolvem os sentidos em 5 fases

Aprenda a respeitar e a seguir as leis naturais das mudanças que vem embrionadas em seus filhos, que deveriam muito mais lhes ensinar. Educar é nada saber, é querer aprender. Introdução Há muitos anos atrás, quando estava escrevendo meu livro sobre o processo de interpretação do I Ching, minha filha mais velha e suas amigas começaram a ter filhos na …

View Post

Os Três Tesouros da Tradição Taoista

  Na tradição taoísta, a vida é apoiada em três pilares principais, esses três pilares ou compostos são importantes para levar uma vida equilibrada e saudável. A tradução destes termos é muito vaga e todo mestre taoísta pode dar-lhe uma resposta ligeiramente diferente. Esta tradução aqui é a versão clássica do Qi, Jing e Shen. Basicamente eles podem ser traduzidos …

View Post

Ousar ser Selvagem, no TAO

Aprendizado dos meus 70 anos Ely Britto – nasceu em um domingo no dia 7 de Junho de 1947 em Viçosa MG Wikipedia Vida selvagem refere-se a todos os vegetais, animais e outros organismos não-domesticados.[1] Organismos domesticados são aqueles que foram adaptados para sobreviver com a ajuda de (ou sob o controle de) humanos, depois de muitas gerações. Espécies de …

O Poder do Coração

Segundo o dr. Paul Pearsall, as células têm memória e o coração carrega um código energético especial, que nos conecta com os demais seres humanos e com o mundo à nossa volta. De certa maneira, sua teoria explica por que muitos transplantados – como ele mesmo pode comprovar – passam a manifestar traços da personalidade do doador. Por Fátima Afonso …

View Post

O TAO das águas e seu poder de retorno ao natural

  Sobre a água e os cuidados com essa energia primordial Nos primórdios do que chamamos civilização, que é criada pela visão de mundo dos que nela vivem, a água era reverenciada, cuidada e adorada como uma deusa. Feminina, Yin, sensual e como força primordial e ancestral que recolhe outras forças que geram a vida. Quando começamos a despertar para …

View Post

O Não Julgamento dentro do pensamento chinês

Muitos estudiosos do I Ching – o Livro das Mutações falam sobre o “não julgamento” como uma premissa básica da espiritualidade. Sempre encontramos pessoas serias que estudam varias ciências da antiguidade e as misturam acreditando que todas levam ao mesmo objetivo espiritual. Não pretendemos discutir esta afirmação. Sim todas levam a um mesmo objetivo espiritual, mas com perspectivas diferentes e …

Kan & Li – O Poder do Fogo e da Água

Yoga Taoista – Alquimia Interna

Kan&Li A reversão do fogo e da água
A importância do poder do fogo e da água na compreensão da verdadeira espiritualidade ; a harmonia do mundo material com o espiritual
Ely Britto
Sênior Instructor
International Healing-tao Foundation
www.healing-tao.com.br

A Yoga Taoista ou Alquimia Interna é composta de 8 fórmulas criadas por sábios chineses há milhares de anos atrás. Conhecimento passado por tradição oral, originalmente de difícil compreensão, foi traduzida em uma linguagem moderna e mais simples por Mantak Chia e sua organização Healing Tao. Milhares pessoas em todo o mundo conseguem hoje praticar essas fórmulas graças ao trabalho incansável dessa organização. .
Desde 1993, estudo e pratico essas fórmulas, tendo me credenciado em 1997 como Instrutora na sede dessa organização em Chiang Mai na Tailândia. Busquei esses conhecimentos para completar meu entendimento dos mistérios do livro das mutações o I Ching, livro clássico chinês, que me fascina desde que tinha meus 20 anos, na década de 70.
Na Yoga Taoista estudamos através de 8 fórmulas alquímicas o biomagnetismo das mutações.
O universo é um cosmo autoregulado por leis naturais e pela energia. A vida foi criada pela lei e a energia através de suas mutações.
“ Entre o céu e a terra só existe a Lei e a energia. A energia cria a Lei e a Lei regula a Energia. A Lei não tem forma. A forma se manifesta através da energia, e a forma gera o número.”
Quando queremos entender as mudanças e o destino, precisamos conhecer seus princípios que criam todas as inúmeras formas diferentes de vida.
Os sábios chineses encontraram em seus estudos, 3 princípios dessas mudanças que regulam e criam a vida.
O Primeiro Principio
O padrão único da formação da matéria e que regula toda a natureza;
O um que gera o dois
que gera o três
gera assim todas as coisas (formas)
Céu – Terra- Homem: o céu gera a terra que gera o homem
Passado – presente – futuro: o passado gera o presente que gera o futuro
Acima – Abaixo – centro; o que está acima gera o que está abaixo que gera o centro
Mulher – Homem – novo ser (bebês) : a mulher que gera o homem que geram juntos uma nova criança.
A mudança é algo natural e sempre descarta o velho e cria o novo num fluxo infinito.
Para observarmos esse fluxo de mudanças, precisamos observa-las de um ponto referencial constante, de um novo ponto de vista. Esse ponto referencial precisa ser estabelecido e, ele é o que não muda- a não mudança..

Segundo Principio das Mudanças
Tudo que existe é formado pela mudança, não há o que mude, só há a mudança.
Os oposto complementares Yin e Yang se alternam; ora yin e ora yang e assim acontecem as mudanças.
O universo é como um rio em eterno fluxo, sempre mudando, descartando o velho e introduzindo o novo. A mudança é natural e espontânea. Para um homem observar essas mudanças sem atrapalhar o seu fluxo, precisa partir de um ponto referencial constante. Os chineses nos ensinam que esse ponto referencial constante, é a não mudança – um espaço vazio interno de onde podemos nos harmonizar e seguir as mudanças sem a interferência de nossa velha ideia de como compreendemos o mundo.
Este ponto referencial precisa ser estabelecido se queremos criar uma harmonia com os processos da mudança. Qualquer ponto referencial de onde tentamos compreender as mudanças é possível. Podemos explicar as mudanças pelas nossas crenças religiosas, pela nossa cultura ou por uma visão cientifica. mas será sempre um ponto de vista que poderá ou não coincidir com as leis naturais pre- existentes ao surgimento da espécie humana na terra.
Para entender essas leis precisamos nos harmonizar com o ponto referencial que não muda, que não depende da nossa ideia de mundo, do que possamos pensar ou almejar dele. Precisamos de um espaço vazio e aberto para que se revele o fluxo das leis universais que operam as mudanças.
O ponto referencial do homem comum se forma da infância a condição adulta, e a partir de sua relação com os acontecimentos da vida. Quando já adulto essa visão do mundo se cristaliza e o torna prisioneiro de uma concepção limitada e pessoal. Aqui mora a causa da doença da humanidade, e para sana-la, precisamos nos reconectar com a natureza e estabelecer uma nova visão de mundo em harmonia com suas leis.
“ O universo não é uma ideia minha
A minha ideia do universo é que é uma ideia minha
A noite não anoitece pelos meus olhos
A minha ideia da noite é que anoitece pelos meus olhos
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A Noite acontece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.” Fernando Pessoa

Terceiro Principio das Mudanças
O TAO – o caminho, o sentido
As mudanças seguem o caminho misterioso que os chineses chamam de TAO, palavra que não pode ser explicada, mas que significa caminho, pés que andam por um caminho, ou seja; esse novo ponto referencial para entender as mudanças. Então o TAO de cada coisa passa a ser nosso ponto referencial, e viver no TAO nossa realização ultima aqui na Terra. Nosso caminho espiritual.
O TAO não pode ser explicado nem totalmente compreendido, Ele é um sentido cósmico de tudo que existe e não um sentido psicológico.
Para encontrar o sentido, esse caminho, precisamos passar por um processo de transformação interna que nos revelará o TAO de cada momento. O Tao cria as mudanças e suas leis e com elas nos ensinam os seus mistérios, mas ele mesmo não é regulado por essas leis da mudança.
Como se processa esse aprendizado? O primeiro passo é cuidar do cultivo das virtudes básicas, que são frequências de energia e não dogmas morais. Para os taoistas as virtudes são propriedades energéticas, ou seja, quem é bom emana e irradia bondade. Simples assim. As virtudes são estados de alma e não padrões de comportamento.
Só atingirmos o entendimento do Tao pelas virtudes cultivadas. O livro das mutações o I Ching, julga nossas atitudes e atos usando a qualidade dessas virtudes que são;
A virtude do AMOR que gera o julgamento de SUBLIME
A virtude da SABEDORIA que gera o julgamento PERSEVERERANÇA
A virtude da JUSTIÇA que gera o julgamento de uma ação FAVORAVEL
A virtude da ATITUDE CORRETA (bons hábitos) que gera o julgamento do SUCESSO ( I Ching o Livro das Mutações)
O amor nasce da combinação dos elementos FOGO e AGUA – Kan&Li
A sabedoria vem do elemento MADEIRA
A justiça do elemento METAL
A atitude correta do elemento TERRA
O cultivo dessas 5 virtudes é o objetivo da Yoga Taoista, que se culmina na união mística do fogo com a água em Kan&LI, gerando o verdadeiro caminho espiritual o caminho do AMOR Incondicional, que nada tem a ver com o amor emocional que conhecemos e cultuamos nesse mundo.
Os praticantes das fórmulas da Yoga Taoista passam por estágios de desenvolvimento necessários ao cultivo dessas virtudes, que são;
1- Aprendem a transformar emoções negativas em positivas- uma compostagem do nosso lixo emocional meditando com o sorriso interno.
2- Aprendem fórmulas que abrem os vasos maravilhosos, canais energéticos especiais, por onde essas virtudes podem circular.
3- Aprendem a reverter as energias do FOGO e da ÁGUA para transformar a energia densa e material do nosso corpo em energia pura espiritual – A união mística entre essas duas forças criam um novo corpo espiritual e imortal nos levando a verdadeira espiritualidade saudável. Aqui se culmina na colheita do SUBLIME, da energia do amor que tudo transforma.
Quando cozinhamos nossos alimentos, os transformamos aumentando suas virtudes através do colocar o fogo embaixo da água. Colocamos os alimentos em Cozinhar é um ato alquímico de transformação, é uma conquista humana muito semelhante ao processo alquímico dessa fórmula de Alquimia Interna Taoista.
Temos dentro de nós como em tudo que vive, desses dois elementos; o fogo; a energia quente YANG e a água; a energia fria YIN. Uma mora no coração, e a outra nos rins e no sexo. O coração é quente é fogo, os rins e sexo é frio é água.
Aprendemos a distinguir essas duas temperaturas dentro do nosso corpo, a construir um espaço vazio no abdômen (Tan Tien), a criar um espaço vazio (caldeirão) assim podemos fazer o Yang , a energia quente do coração descer para debaixo de nossos órgãos sexuais, e fazer subir essa energia fria para o local onde antes era o coração. A energia quente esquenta a água e gera um vapor.
Usamos essa energia para nutrir as glândulas e os órgãos e refinando-os até sua matéria se tornar mais leve e energética. Essa energia refinada é utilizada para criar um corpo mais sutil e suas qualidades nutrem nossas células recuperando nossa saúde natural e nos tornando longevos.
Essa fórmula quando se completa após anos de pratica, transforma o homem mortal em um ser imortal. Esse é o objetivo final de Kan&Li a reversão do fogo e da água, seguindo as leis que criam a vida aprendemos a refazer a nossa e nos curar de toda a doença da humanidade.
Esse é o grande segredo que nascemos para aprender!
No homem comum e em sua vida social e politica, o desequilíbrio desses dois elementos são a causa de todas as doenças, guerras, calamidades e tragédias..
Estamos perdidos se não aprendemos a lidar corretamente com essas duas forças. As religiões nos contam historias de fim de mundo causado pela energia dessas forças quando desequilibradas.
O mundo precisa das virtudes da água; a tolerância, a compreensão, a pacificação, o equilíbrio – e do entendimento e amor que é uma virtude do coração, do fogo. Precisamos aprender a transformar essas forças antes que se se desequilibrem ainda mais trazendo tragédias e destruição. O momento atual pede serenidade e solução do desequilíbrio que nós mesmo criamos ao querer forçar mudanças externas.
Se quisermos melhorar o mundo, vamos aprender a cozinhar energias. A mudança se manifesta sozinha pois não há o que mude, só há a mudança, ela se fará, e que seja uma mudança natural, sem tragédias ou calamidades.
E que a mudança venha harmoniosa e equilibrada. E tudo correrá bem!

Como Recuperar o Tempo Perdido do Céu e da Terra

O tempo do Céu e da Terra nos foi retirado há séculos atrás. Nossa contagem do tempo segue o que nos  impuseram as religiões e os governos em todo o mundo, assim nos separaram da natureza e para retornar, precisamos seguir pistas e aprender a contemplar.. Contemplar é observar  o fenômeno sem a interferência da mente. Observar aprendendo com o …

Doença & Saúde na Visão Taoista

Doença& Saúde & Cura  na visão do Taoísmo Prático     Ely Britto Instrutora Senior de Alquimia Interna Taoista Healing Tao Foundation Chiank Mai Tailândia www.healing-tao.com.br  25 de Agosto de 2015     “Será que podemos conviver sem conflitos com a clássica definição de doença? Nos dias atuais tendemos a considerar doença tudo que foge ao controle, tudo que desobedece …

O Insustentável Poder da Independência Material e Espiritual

Seria mesmo insustentável o poder adquirido com a independência material e espiritual?? Estamos vivendo uma época realmente especial. Nunca em nenhum outro tempo histórico o homem teve tanto poder de moldar seu destino como agora… tanto para melhor quanto para pior. O que temos feito com esse poder?? Sem sair de casa, contemplando todo o progresso que invade a nossa …

Uma Ecologia Interna

A humanidade faz parte de um corpo maior da bio-diversidade. A ecologia é a ciência que estuda a relação do homem com a bio-diversidade e o educa nessa direção. Entendemos que os princípios ecológicos precisam ser aplicados dentro do conhecimento de uma ecologia Interna, se realmente quisermos que estes princípios sejam respeitados na nossa relação com a natureza. Propomos estabelecê-las …

Tomada de Decisão – Sabedoria e Inteligência Coletiva & Ignorância Coletiva

” A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem porem que fazê-lo depois que usou da simpatia e da intuição. Um dos fins da inteligência, no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, …

O Mestre Yi e o Mandato Do Céu

Sou muito grata à vida por ter colocado em meu caminho esse livro de sabedoria quando era ainda uma jovem de 20 anos de idade. Envelheci de uma forma decente e humana seguindo seus conselhos que até hoje me guiam momentos desafiantes. Gostaria de compartilhar com vocês um desses momentos em que esses conselhos foram cruciais em minha vida mudaram …

Yin & yang – Alquimia Interna Taoista – Doença & Saúde

Yin e Yang são pólos complementares que se combinam, se relacionam criando energia. Nos textos das duas edições passadas do Prana, aprendemos que no Universo só existe a Lei, a energia e o número, e que a Lei regula a energia através dos números. O estudo da energia e das leis que a regulam dariam ao homem a oportunidade de …

O Movimento Regulador da Energia

A Alquimia Interna Taoísta ensina 9 fórmulas de exercícios que visam equilibrar as energias internas Jing, Chi e Shen, integrando –as dentro e fora de nós. Estas poderosas fórmulas milenares chinesas, são ensinadas dentro do programa de cursos do Universal Tao, uma organização internacional que no Brasil é representada pelo InterTao – um espaço taoista com sede no Rio de …

Os Dez Segredos da Verdadeira Respiração

Por Dennis Lewis 1. No cotidiano, quando possível, inspire e expire pelo nariz. 2. Fique consciente e sinta freqüentemente a sua respiração. Lembre-se de nunca prender a respiração. 3. Mantenha o ventre sempre relaxado. Toque seu ventre e o massageie freqüentemente. 4. A respiração é vida e movimento. Permita que sua respiração preencha e atinja cada pedacinho de seu corpo, …

Ativando a Fonte Borbulhante

Este exercício ativa o ponto R1 que capta a energia original da terra, faz a energia quente baixar e o Chi saudável circular em seu corpo. Todas as vezes que sentimos energia quente na cabeça ou na região acima da cintura, devemos nos concentrar neste ponto, que se localiza na sola dos pés, para esfriá-la. Na apostila de vocês tem …

Meditação do Lótus

Imagine o coração como uma flor de lótus vermelha e o pericárdio (a membrana reguladora do aquecimento que envolve o coração) como as folhas flutuantes do lótus. Visualize os rins como bulbos semelhantes a cachos ou redes onde as hastes das folhas e a flor de lótus se unem. Num lago ou num açude existem naturalmente várias plantas de lótus …

Manifesto Taoísta

Para onde você está indo? Qual a sua direção? Você já se perguntou profundamente sobre isso?? Se ainda não, faça agora, já é hora. Quantos anos você ainda tem pela frente? Pare agora e pense nisso. Melhor ainda se puder sentir. Use seus sentidos, veja, observe, escute sua alma, tateei caso fique tudo escuro. Use as mãos, os pés, use …

Recuperação do Jing

No primeiro e segundo módulos de nosso programa de formulas milenares, ensinamos vários exercícios para recuperar nossa energia primordial, os taoistas chamam esta energia de jing. Em nossa linguagem moderna seria a energia do instinto intacta nos povos primitivos e nas crianças, e quase sem contato com a consciência nos homens civilizados e urbanos. A energia jing funciona como uma …

O Poder Interno

A intenção é uma direção interna da qual nem sempre somos conscientes. Um algo invisível que direciona nossa vida cotidiana e nos traz graças e desgraças. Nossa intenção precisa ser conhecida, identificada, trabalhada e estudada profundamente se queremos ter um controle saudável sobre o nosso destino, a nossa vida material, espiritual e emocional. Os chineses consideram a intenção como um …

O Poder do Amor – Única Fonte de Transformação

Natal, data em o mundo celebra a morte do Homem Deus que foi sacrificado porque amou! Mas o mundo continua sacrificando os ideais deste homem a cada ano, quando o substitui por presente inúteis, uma lembrança do quanto poderíamos amar e não mais conseguimos nos lembrar COMO. É obvio que presentes materiais substituíram em grande parte, a alegria do re-encontro, …

A Cosmologia Chinesa e os Processos Alquímicos

Todas as formas são interligadas, os seres emanam uns dos outros; Assim a evolução se desenvolve continuamente sem um fim. Escola Taoísta da Suprema Realidade O Primeiro principio, o principio único da cosmologia chinesa afirma que só existe uma única energia. Esta unidade surge do Wu Chi, o vazio, e se expande, se bifurca formando a dualidade Yin eYang. A alternância …

Meditando com as Estrelas

Em Pé 1- Se concentre no Tan Tien inferior (baixo ventre) e sorria em sua direção, enchendo-o com o Chi dourado. 2- Conecte-se pelos pés com o poder que vem da estrela Polar (Hemisfério Norte) e pelo coronário com o poder que vem do Cruzeiro do Sul (Hemisfério Sul). Sinta as energias dos pólos fluindo em sua direção. 3- Una …

Energia Gratuita, sua Absorção e a Prevenção e Cura de Doenças

No Universo inteiro só existe a Energia, a Lei e os Números. Fomos criados pela sabedoria infinita e suas leis de mudança, estudadas exaustivamente pela cultura milenar chinesa. Aprendemos na Alquimia Interna Taoista que nossa saúde depende do fluxo de circulação da energia vital CHI em nosso corpo. Quando este fluxo fica bloqueado e não circula, ou circula deficientemente pelos …

Cultivo Feminino – Um Entrevista com Eva Wong

Por Sara Shepheard Em uma recente viagem à Inglaterra Eva Wong passou uns dias visitando o Diretor da Associação Taoista, Shi Jing e durante sua estada ela gentilmente concordou em falar conosco sobre o tópico da pratica taoista feminina. A pratica taoista feminina é um tópico frequentemente omitido nos livros de prática Taoista e existe muita confusão em relação a …

A Meditação do Sorriso Interno

Um poderoso instrumento para se atingir um profundo relaxamento e comunhão. Há milhares de anos atrás, velhos sábios na antiga China, sentaram–se em silêncio para observar a natureza e o corpo humano e desvendar os seus mistérios. Suas descobertas formaram uma cultura e uma ciência única no mundo. Há setenta anos atrás os ocidentais perceberam o quanto temos que aprender …

Administrar Energias

Uma Nova Maneira de Cuidar da Saúde O Chi Kung do Sêmen e do Ovário Este artigo é dirigido às pessoas que querem se responsabilizar pela sua qualidade de vida, seu bem estar, sua saúde, sua longevidade e seu equilíbrio emocional. Podemos administrar nossas energias e equilibrar nossa saúde. Aqui você saberá como. O corpo humano é um organismo, e …

O Conceito do Chi

Resolvi traduzir mais um texto do S. Biel, um jovem que sempre escreve coisas sábias na loucura do Fórum internacional do Healing Tao. Precisa entender que o Chi é aquilo que não é. Não é algo que você pode entender completamente na existência física e sensorial do universo. O Chi atua como uma freqüência, age como uma ponte entre a …

Educando os Jovens para a Vida

Estudiosa do I Ching, Escritora, Instrutora de Alquimia Interna Taoista credenciada na Tailândia pela Organização Internacional Healing Tao Mãe de três filhos adultos e maravilhosos. “Nossos filhos não são nossos filhos e sim, a ânsia da vida por ela mesma” Kalil Gibran Nunca se falou e se pesquisou tanto sobre educação quanto nesta época, porém nunca se viu tantos pais …

Malhação & Qi (Fluxo da Energia Vital)

O culto ao corpo tem angariado muitos adeptos, e enche as academias de ginástica em todo o mundo ocidental. Os benefícios e malefícios dos exercícios praticados nestas academias são conhecidos de todos. Diferente da fisioterapia que lida com o corpo buscando a saúde ou a cura , a maioria das academias só se preocupa com o estereotipo de beleza que …

Mantak Chia – Um Mestre Atual do Taoísmo Prático

Sentada naquela sala de meditação em forma octogonal você olha o mestre da Organização Universal Tao cujas práticas mudaram sua vida. Ele guia uma meditação de 3 horas ininterruptas. Pelas paredes de vidro também em forma octogonal, vê-se uma paisagem exótica cheia de palmeiras e bananeiras que lembram a Bahia. Mas esta lembrança termina ali, o prédio moderno construído na …

O Caminho e o Cotidiano

Todo dia ele faz tudo sempre igual. Todo dia ele acorda e… repete a vida até o anoitecer, como se fosse um disco quebrado. Todo dia ele comete os mesmos erros e come o pão que o diabo amassou. Todo dia é sempre o mesmo dia com a mesma agonia. Cansaço e tédio. Todo dia ele acorda e sorri para …

O Sucesso na Visão Taoista

O Sucesso é o resultado do esforço interno pessoal dirigido a um objetivo, usando o poder da dedicação, da determinação e da vontade. Sem envolvimento interno não haverá reconhecimento social do sucesso. O Sucesso é uma conseqüência de qualquer negocio, não podemos cria-lo. Porque persegui-lo? No Taoismo, o sucesso é a libertação pessoal conseguida pelo poder de transformar energia e …

Comentário Taoísta sobre a Tábua da Esmeralda

Dizem as lendas que Hermes Trimegisto escreveu este texto em uma tábua de esmeralda riscada com um diamante. Dizem que esta tábua existe, mas nunca foi descoberta, restando apenas este texto famoso. A palavra hermético, usada para expressar um conhecimento difícil, deve sua origem a este texto de difícil compreensão para os leigos. A Tabua da Esmeralda Hermes de Trimegisto …

As 9 Etapas das Práticas Alquímicas

Traduzidas do livro The Book of Balance and Harmony, escrito por um sábio taoísta da escola da Realidade Completa do século XVII. Alguns imaginam o espírito original saindo pelo topo da cabeça. Outros viajam para o reino dos sonhos. Alguns se devotam ao supremo Deus. Alguns entram em transe. Outros consideram o contar da respiração como seguir o processo do …

Menopausa – Doença ou Fase de Transição?

Muitas mulheres após os 45 anos estão enfrentando os problemas da menopausa. Os meios médicos científicos estão cada vez dedicando mais tempo e espaço para pesquisas nesta área. A imprensa especializada sempre publica trabalhos sobre o avanço das drogas químicas para a solução da baixa taxa de hormônios que atinge a grande maioria das mulheres na meia idade. Infelizmente muito …

A Mente Yi

A intenção é uma direção interna da qual nem sempre somos conscientes. Um algo invisível que direciona nossa vida cotidiana e nos traz graças e desgraças. Nossa intenção precisa ser conhecida, identificada, trabalhada e estudada profundamente se queremos ter um controle saudável sobre o nosso destino, a nossa vida material, espiritual e emocional. Os chineses consideram a intenção como um …

O Chi Kung da Respiração Interna

Texto de Michael Winn Existem literalmente, milhares de técnicas de respiração ensinadas pelas diversas tradições espirituais de todo o mundo. Existem muitos livros que ensinam a respirar e o que fazer com a sua respiração. A respiração é usada para diminuir o stress, para a cura de problemas psicológicos e para renascer. O Chi Kung taoista (se escreve também “Qigong”) …

A Teoria de Gaia

Hoje , porém, está cada vez mais clara a idéia de que os sistemas complexos que formam um todo orgânico, vivo, possui características próprias, homeostáticas e dinâmicas enquanto conjunto, apresentando características próprias que escapam às qualidades e atributos de cada uma de suas partes constituintes, linearmente conectadas… Ou seja, um organismo, como um todo é algo mais diferenciado e com …

No Centro

“Não há entusiasmo ou ausência dele quando estamos no caminho – há apenas o caminhar. Assim acontece a alquimia interna taoista. Este texto é uma tentativa de fazê-los experimentar o centro de uma forma bem literal e prática. Há dentro de nós um local seguro, onde nada pode nos atingir e de onde podemos administrar nosso destino e dele nos …