Analise das Dificuldades com as Práticas

Analise das Dificuldades

dos que praticam a Alquimia Interna Taoista

Ely Britto Julho de 2015

 

 

 

Ensino essas práticas milenares que mudaram minha vida, minha saúde e meu crescimento pessoal para o MELHOR, desde  1997.

Durante 12 anos ensinei em 9 estados brasileiros localizados no Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro de nosso Brasil. Depois de experimentar e ser capaz de reconhecer as diferentes energias internas das mais de 20 mil pessoas que tive a oportunidade de ensinar, de perceber que o ponto de vista energético, nosso pais é um continente de diferentes culturas e portanto de diferentes formas de administrar energias internas, resolvi compartilhar com vocês essa analise.

Essa analise pretende mapear essas diferenças, apontar essas dificuldades e mostrar uma direção.

Poderíamos facilmente estender essas conclusões até mesmo para todos os brasileiros ou mesmo para todos os países já que pertencemos a uma única categoria de humanos, seres dotados de faculdades e percepções unificadas como raça humana. Contudo me limito a analisar essas dificuldade ao nosso pais e a sua incrível diversidade de crenças, culturas e maneiras diferentes de entender a realidade em que vivemos.

O que tomamos como certo e como o CAMINHO, muitas vezes é ilusório, sombras na caverna de Platão que nos parece verdadeiro e absoluto. No confronto dessas crenças com as leis naturais mora  o maior problema:

Vamos nos aventurar pelo desconhecido na direção do nosso SER ou sucumbir ao dejá vue? Eis a questão maior! Abordo essas dificuldades enumeradas pela importância que  têm em nossas práticas.

 

As dificuldades

  • Crenças ilusórias
  • Complexidade & simplicidade
  • O menos é mais
  • Certificados quantidade & qualidade
  • O Saber e a necessidade de buscar orientação
  • Esvaziar e fluir

 

1-Crenças ilusórias

“No espaço, há quatro grandes,

e o Homem é um deles.

O Homem orienta-se pela Terra,

A Terra pelo Céu.

O Céu orienta-se pelo TAO.

O TAO orienta-se por si mesmo.” Lao Tzu

 

As práticas chinesas taoista da Alquimia Interna são fórmulas poderosas de mutação atingindo a memoria celular que guardamos em nosso corpo, transformando-as em espaços abertos ao aprendizado natural.

Desenvolvidas e testadas por sábios anônimos durante milhares de anos e ensinadas por tradição oral até nosso tempo. Elas não precisam de crenças e sim de prática diária para serem absorvidas e realizarem os benefícios para os quais foram criadas – o retorno a harmonia e equilíbrio das leis naturais que regem a vida.

Nossas células guardam  memorias dos milhares de anos que formam uma civilização, e uma civilização cria crenças que nos parecem inquestionáveis enquanto duram, mas as civilizações todas tem seu apogeu e sua destruição. Essas crenças são perenes, embora tenham o poder de criar nossos destinos.

“Acreditamos” em muitas coisas que nem sabemos de onde vem essa certeza, apenas seguimos iludidos com nossas certezas! Quanto mais apegados a essas certezas, mais teremos dificuldades em absorver as mudanças simples que as práticas dessas fórmulas nos trazem.

Certa vez em uma entrevista, perguntaram a Carl Gustav Jung se ele acreditava em Deus. Sua resposta? Não acredito eu SEI. Voltaremos a essa diferença em acreditar e em SABER no item 6 de nossa analise.

Para vencer essa grande dificuldade um praticante precisa questionar essas certezas, precisa perguntar de onde elas vêm e que consequências danosas trazem para sua vida. Precisa deixar de acreditar e começar a saber!

Quando estiver fora do seu centro devido a algo que contraria suas crenças, procure esvaziar, procure humildemente encarar sua dimensão humana como pertencente a uma civilização que cria crenças positivas e destrutivas, e só consegue distingui-las observando o que elas causam a sua vida modelando seu destino para resultados positivos ou negativos. Somente encarando seus efeitos poderemos SABER seu verdadeiro proposito.

 

Algumas crenças especificas, que nos atrapalham nesse caminho:

 

Que precisamos de um guru perfeito guiando nossos passos. Precisamos sim de alguém que já tenha passado pelas dificuldades inerentes a prática e que seja especifico em sua orientação, mas nunca de um modelo perfeito fora, que poderá fazer o trabalho interno por nós. Isso se estende as crenças que um único procedimento alimentar, respiratório de devoção podem nos levar a iluminação. A iluminação é parte de um processo muito mais vasto, iluminar é tomar consciência e essa iluminação no taoísmo prático acontece bem cedo, levando anos para se consolidar em  nosso cotidiano transformado.

Que seguindo alguma crença moral saberemos o que é o bem e o mal. O Yin e o Yang são alternâncias do movimento das mudanças, o que é bem hoje pode ser mal amanhã, tudo depende das circunstâncias maiores que direcionam os movimentos da TERRA e os do CÈU. O homem é um desses poderes que regem o destino. Esteja aberto a essas mudanças e procure se harmonizar com elas. Consultas ao Livro das Mutações O I Ching podem ajudar a definir melhor os caminhos que deve seguir a cada momento. A prática diária das fórmulas muda tudo isso, o I Ching pode ajudar,  mas não solucionar tudo.

Que fazendo cursos e workshops já cumprimos nossa obrigação e que o resto virá sozinho, sem precisarmos gastar tempo com exercícios e sua compreensão verdadeira. A Prática dessas fórmulas é imprescindível para naturalmente transformar CRENÇAS em SABER.

As fórmulas são poderosas, elas realizam em você essa transformação essencial.

Que os exercícios são mecânicos, não necessita de nossa atenção plena ao realiza-los. Precisamos compreender aqui, a diferença entre uma fórmula e um exercício físico. Quando tomamos um remédio fabricado em laboratórios eles possuem uma fórmula química que levam a resultados comprovados. Nossas fórmulas são bio elétrico magnética, elas levam a  resultados também comprovados,  mas precisam de sua atenção para que trabalhe essas formulas dentro das dificuldades reais suas, e não gerais. Para detecta-las  precisa estar com sua atenção dirigida às reações e os dilemas que seu corpo e suas emoções vão apresentar ao fazer essas fórmulas. Sem sua atenção elas demoram muito a funcionar. É tornando-se consciente do que está fazendo no momento, que chega um dia a estrutura interna correta, e então o que chamamos de erro foi fundamental para encontrarmos o acerto.

Que emoções negativas devem desaparecer de sua vida ao praticar. Emoções negativas são energia, e energia não podem ser destruídas e nem reprimidas. Elas são energia, e podem e devem permanecer e serem aceitas como combustível, como matéria prima para criar energia vital. Use seu SABER nas fórmulas aprendidas e transforme-as. Você precisa estar consciente delas para poder atuar sobre sua energia destrutiva, e transforma-las em energia limpa das virtudes. Quando seu corpo emocional estiver preparado para fazer isso automaticamente, elas serão transformadas antes de causar estragos. Até lá, considere-as como energia a serem aceitas e transformadas. Não as rejeite nem em si mesmo e nem nos outros.

O certo e o errado e seu poder de atrapalhar seu treinamento.  O certo e o errado é uma doença da humanidade diz o Mantak Chia quando estamos treinando. Isso porque só podemos conhecer o certo á partir do errado, e na Alquimia Interna taoista há uma estrutura interna a ser compreendida e só chegamos a ela fazendo o errado ou o que nosso corpo ainda desconhece. Cada vez que um instrutor corrige seu corpo em uma postura, ele ensina ao próprio corpo a se balancear e nunca a sua mente para julgar o errado. Leva tempo para o corpo se reestruturar em uma nova postura energética e  a mente julga esse aprendizado e o chama de errado.

Quando encontrar uma dificuldade ou erro, simplesmente pare nele, se concentre em ficar nessa etapa bem atento, até poder superar a dificuldade e poder seguir adiante. Garanto que se estiver atento, saberá o momento em que essa nova estrutura se manifestou. É quase uma revelação! Você saberá o que significa o certo, porque ele já estará lá, já aconteceu!

Que mudar é um ato  de escolha mental, tudo  está em constante mudanças, não há o que ser mudado, só há a MUDANÇA e isso é uma lei universal. Não tente mudar, aceite a mudança e seja o que muda a cada instante. Assim é o TAO.

 

2- Complexidade & Simplicidade

“Procuramos por algo que não vemos;

Seu nome é “semente”

Procuramos por algo que não ouvimos;

Seu nome é “sutil”

Procuramos por algo que não sentimos;

Seu nome é “pequeno”   Tao Te King Lao Tzu

 

O que os alunos do Taoismo prático ou da Alquimia Interna Taoista aprendem é extremamente simples em sua complexidade. Deixe a complexidade para ser entendida mais tarde quando a simplicidade estiver instalada na memoria do seu corpo pelas fórmulas e seus exercícios transformadores. Você pode se perder na erudição, consumindo cada vez mais conhecimentos de diferentes escolas e doutrinas, caso veja em tudo isso complexidades. O Simples é Complexo quando pensado e não vivenciado.

 

3- O Menos é Mais

“ O que é metade ficará inteiro.

O que é curvo ficará reto.

O que é vazio ficará cheio.

O que é velho ficará novo.

Quem tem pouco receberá.

Quem tem muito perderá.” Tao Te king Lao Tzu

Toda dor é excesso. Caso sinta dor durante os exercícios, faça menos o que está fazendo. Faça as práticas com intensidade e presença, muito mais proveitoso do que praticar 6 horas com a mente perseguindo resultados rápidos. Melhor levar 20 minutos de prática atenta do que 6 horas de inquietação.

 

4- Certificados – Quantidade & Qualidade

“Há uma coisa que é invariavelmente perfeita.

Antes que houvesse Céu e Terra, já estava ali,

Tão silenciosa e solitária.

Ela continua sozinha e imutável.

Pode ser chamada de “Mãe do Mundo”

Não conheço seu nome.

Qualifico-a de TAO. “  Tao te King Lao Tzu

 

Há um mercado esotérico de credenciamento de terapeutas e instrutores nesse nosso tempo que funciona através de quantidade de certificados e pela busca do dinheiro. A quantidade de certificados em escolas esotéricas de diferentes objetivos, vale muito mais do que a qualidade das experiências reais de um candidato a esses cargos. Grande ilusão! Procure aprender aprendendo, procure vivenciar o que ensina, e seu certificado será dado pelo TAO! O de nossas praticas, está protegido por algo invisível, somente sua experiência pode lhe trazer alunos e reconhecimento pelo que aprenderam. O certificado que recebe nada vale diante de suas qualidades. Essas sim precisam ser desenvolvidas, primeiro em silêncio, e em você e depois poderá se expressar em crescimentos dos alunos que chegam até você. A busca desenfreada por credenciamentos externos é um grande empecilho a seu verdadeiro aprendizado. Muitos ficam passando superficialmente por vários métodos, se esquecendo que o método certo nas mãos do Homem errado, será um método errado, e o método errado nas mãos do homem certo, será sempre um método certo.

 

 

5- O Saber e a necessidade de buscar orientação

“Quando a inteligência e o saber prosperam,

Aparecem as grandes mentiras” Tao te King Lao Tzu

 

Aprendi a conhecer os alunos que realmente vão crescer nas práticas taoistas, pelas inúmeras vezes que pedem orientação para melhor compreender seu desenvolvimento após os cursos.  Principalmente aqueles que fazem workshops, uma forma moderna e devo dizer muito precária de se aprender alquimia. Mas é o que temos nesse mundo de gente tão ocupada com a sobrevivência! Esses buscam orientação para melhor absorver o que sentem e vivenciam quando praticam de verdade. Humildemente buscam orientação com quem já andou um pouco mais do que eles e com quem aprenderam.

Eu mesma tive uma formação de um instrutor que mora no Canadá, e todos os dias escrevia para ele tirando duvidas, tentando entender os inúmeros processos que aconteciam depois das práticas que havia aprendido com ele. Estava sempre disposto a me ajudar, e com cuidado, imprimi todas as mensagens com seus ensinamentos que puderam fazer de mim a pessoa que hoje sou. Tenho muita gratidão e apreço por ele, mesmo depois de tantos anos, ainda mantenho conversas com ele nos meus momentos de dificuldades. Poucas das inúmeras pessoas que treinei, me procuram pedindo orientação. Isso é muito triste, significa que não praticaram de verdade e que deixaram de lado seu verdadeiro aprendizado pessoal, que nunca vai acontecer por terem apenas tomado um curso. Quem segue adiante vai precisar se manter em contato por um tempo. Até conseguirem entender seu programa pessoal que é revelado após alguns meses de dificuldades. O Instrutor tem a obrigação de ajudar esses poucos alunos que os procura pedindo orientação.

O que a vida mostra como retorno, é que somente os que realmente entraram em profunda sintonia consigo mesmo,  conseguiram alunos depois de seu credenciamento de cursos.   Os outros não seguem adiante, uma pena, e essa análise foi escrita para evitar que outros percam essa oportunidade de experimentar verdadeiramente as praticas que aprendem nos cursos dessa  incrível Alquimia Interna Taoista.

No começo das praticas há muitas armadilhas que os praticantes não conseguem resolver sozinhos, por isso mesmo precisam dessa orientação. Depois o SABER toma a direção e de nada mais precisam porque o TAO passa a orientar sua vida.

 

6-   Esvaziar  e fluir

“O espaço entre o Céu e a Terra

É como uma flauta;

Vazia, ainda assim, inexaurível;

Soprada, mais e mais sons produz” Lao Tzu

 

Preciso do menos praticado com amor do que do muito que soma mentiras e dificuldades. As práticas milenares de qualquer escola de iniciação pedem anos de dedicação, e ninguém é capaz de vivenciar tantas formas diferentes de práticas sem mentir para si mesmo, e somar cursos sem resultados!

Essa ultima dificuldade tem acontecido muito mais em nossa época onde tantas e tantas práticas novas e milenares são oferecidas.

Se quer mesmo progredir e encontrar seu centro e sua liberdade espiritual, se dedique a apenas uma. Esvazie sua pasta de Certificados e trabalhe mais sobre si mesmo!

Recebo alunos que se apresentam com um currículo impossível de ser levado a sério. São Astrólogos, Tarólogos, formados em Medicina Chinesa, acupuntura (credenciados na China), estudaram Tantra, Budismo, Medicina Quântica, Yoga, Zen e ainda frequentam toda a sorte de novas práticas que o mercado oferece inclusive a uma que garante a iluminação em 21 dias. Quem poderia acreditar em um currículo tão cheio de praticas que requerem uma vida para serem assimiladas?

Esvazie! Escolha o menos, e flua para dentro de si mesmo construindo bases solidas para então poderem atrair pessoas sérias e comprometidas com seu desenvolvimento verdadeiro e pessoal!

Instale dentro o Vazio e poderá tocar os sons do Tao em sua vida cotidiana! Quando esse vazio for atingido, poderá compreender a essência de tudo o mais que busca aprender. Caso não siga seu caminho, terá indigestão energética e tudo que fez será em vão.

Se comprometa verdadeiramente com a sua essência e terá tudo o que busca!