Destino

Acredito na vida na sua beleza e mistérios.

Acredito no trabalho interior e no conhecimento dirigido para transformar tudo o que podemos transformar. Quando não acreditamos no destino, temos muito trabalho pela frente. Construir nosso próprio destino é uma arte e uma tecnologia.

Vou compartilhar com vocês um pouco da minha historia de construção de vida.

Dediquei-me a esta tarefa. Muito cedo descobri que este, seria o grande trabalho do homem na terra. Com 20 anos conheci a cultura chinesa e me dediquei a aprender os seus mistérios. Comecei pelos estudos do I Ching, estudei toda a literatura disponível na época em Francês, Inglês e espanhol. Estávamos no inicio dos anos 70 período em que os jovens de todo mundo buscavam alternativas exóticas para preencher os anseios de suas vidas. Era casada com um cientista, liamos muito e dedicávamos todo nosso dinheiro e tempo extra aos estudos. Como não haviam estudos sérios publicados na época sobre o I Ching, procuramos suprir esta lacuna estudando grandes pensadores modernos como; Mircea Eliade, Rene Guenon, Jacques Bergier et Louis Powell, Timothy Leary, Carl Gustav Jung, Allan Watts, Levy Strauss, Heisenberg, Aldous Huxley, Herman Hesse e o poeta Fernando Pessoa. Muitos anos mais tarde a obra de Gregory Bateson e Gaston de Bachelard e Roland Barthes. Busquei também nos clássicos gregos a base para compreender a essência do pensamento oriental, principalmente o Chinês, minha verdadeira paixão.

Estudei Yoga Indiana a Hatha, a Raja, a Bakhti e a Maha Yoga. O sistema indiano nunca preencheu o que podia visualizar no I Ching e no pensamento chinês. Meu sentido prático da vida lutava contra a visão mística de deuses e deusas tão comum na cultura indiana. Estudei historia comparada das religiões e daí em diante comecei a buscar a aplicação prática de tudo que já havia aprendido.

Por um período de 7 anos procurei na Macrobiótica e no trabalho do George Osawa o entendimento da inter-relação entre a energia Yin e Yang. Morei em uma fazenda e comia o que plantava. Alguns amigos me acompanharam nesta aventura e durante um ano, procuramos viver em total harmonia com a natureza, aprendendo a contemplar os seus processos de mudança. Foi um tempo rico de aprendizado e realizações práticas.

Me recusei a educar meus filhos nos moldes em que fui educada. Percebi que para obter sucesso precisava penetrar profundamente na minha herança cultural e mudar os padrões de comportamento que me foram ensinados. Consegui com um trabalho duro de psicanálise e de orientação do próprio I Ching, a educar filhos responsáveis, livres e criativos. Desde os treze anos meus filhos consultam o I Ching. Buscam nele a resposta para os momentos de decisão e dúvidas. Conseguimos criar uma harmonia familiar da qual muito nos orgulhamos.

Escrevi meu livro sobre o I Ching em 1992 publicado em 1994. (clique aqui para ver o livro) Logo em seguida senti falta de um conhecimento mais orientado para o corpo e a administração de sua energia. Votei-me para os estudos da milenar da Alquimia Interna Chinesa e seus processos de abertura das rotas de energia no corpo e a utilização desta energia para a saúde, bem estar e longevidade. Viajei para a Tailândia e fui estudar com um mestre taoista as técnicas milenares chinesas. Tornei-me a primeira instrutora da Organização Healing Tao na América Latina.

Hoje ensino e vivo no Rio de Janeiro e gostaria de ser o seu guia nesta navegação virtual pelo conhecimento chinês e seu fantástico Livro das Mutações. Vamos aprender a construir o futuro
?